O ministro dos Negócios Estrangeiros, Alfano, visita o centro Dream de Conakry "Aqui os sonhos tornam-se realidade"

Esta tarde, em Conakry, onde está em visita de Estado, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Angelino Alfano, foi ao centro Dream para o tratamento da Sida da Comunidade de Sant'Egidio. O responsável da Farnesina (Ministério dos Negócios Estrangeiros) permaneceu muito tempo com a equipe médica, as ativistas e os voluntários enfatizando a importância do trabalho realizado há anos neste e em outros três centros do país, onde Sant'Egidio oferece atendimento completamente gratuito a cerca de 5 mil pacientes : "Agora, o nosso embaixador apresentou as credenciais, mas durante muito tempo de ausência foi a Comunidade que apresentou suas credenciais de esperança e generosidade: vocês foram a nossa verdadeira embaixada. Agradeço o trabalho realizado nestes anos e encorajo-vos a continuar a sonhar porque mostraram que os sonhos podem tornar-se realidade".
O centro Dream de Conakry, capital da República da Guiné, é o ponto de referência para os tratamentos contra o HIV-SIDA e doenças relacionadas no País, bem como um lugar de capacitação para médicos e biólogos, enfermeiros e coordenadores. No mesmo centro, também funciona um centro de telemedicina especializado em rede com cerca de 100 especialistas italianos que oferecem consultoria gratuita de alto nível gratuitamente. Uma função valiosa que recorda também que a Guiné é um dos três países - juntamente com a Libéria e a Serra Leoa - que foram atingidos pela recente epidemia de Ebola, que pôs à dura prova o seu sistema de saúde já muito frágil.

O programa DREAM, que existe em 11 países africanos e que atende meio milhão de pessoas desde 2002, conseguiu fazer nascer mais de 100 mil crianças saudáveis de mães HIV positivas. Na Guiné, opera com o apoio do Ministério da Saúde da Guiné e do Fundo Global.

Para saber mais, visite o site do programa DREAM