No âmbito da visita de Andrea Riccardi e Marco Impagliazzo em Berlim foi assinado um acordo de cooperação entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão e a Comunidade de Sant'Egidio, com que ambos comprometem-se em fortalecer e ampliar a cooperação bilateral sobre as questões da resolução e prevenção dos conflitos, do diálogo, da estabilização das regiões atravessadas por tensões e violência e das intervenções humanitárias.
O acordo, assinado por Cesare Zucconi, secretário-geral da Comunidade, e o subsecretário ddos Negócios Estrangeiros Walter Lindner, reconhece uma já longa e intensa colaboração internacional entre o governo alemão e a Comunidade de Sant'Egidio.
Sant'Egidio em Berlim
A Comunidade de Santo Egídio está presente há 10 anos em Berlim com as Escolas da Paz no bairro de Neukoelln, muitas vezes nos jornais por violência e tensões, e em dois campos que acolhem refugiados que chegaram nos últimos dois anos na Alemanha. Alguns dos jovens refugiados começaram a visitar idosos alemães nos dois internatos da cidade onde Sant'Egidio vai regularmente.
A noite antes da assinatura do acordo com o governo alemão, após o encontro com Angela Merkel, a Comunidade reuniu-se para uma oração pela paz com Andrea Riccardi na Igreja Heilige Familie, no bairro de Prenzlauer Berg.