Sant'Egidio: Solidariedade para com o Patriarca Tawadros II e a Igreja Copta toda que sofreu um ataque grave

Condenação daqueles que desejam minar a base da coexistência. Escapar da espiral de violência para reconstruir um futuro de paz no Mediterrâneo
 A Comunidade de Sant'Egidio exprime a sua tristeza e manifesta a sua solidariedade fraterna com o Patriarca Tawadros II e a toda a Igreja Copta do Egipto, que foi atingida nesta manhã por um ataque muito sério que provocou novas vítimas inocentes. É um ato terrorista que não tem precedentes porque realizado de domingo, no coração da presença copta no Cairo, mesmo junto à catedral de São Marcos, no bairro de Abbasseya.

 
A condenação contra aqueles que nem sequer poupam a vida das crianças num dia de festa só pode ser total e firme. Houve a vontade de atacar e intimidar uma realidade religiosa enraizada naquela terra desde o início do cristianismo e totalmente inserida no tecido social e civil do Egipto. Conhecendo a força da sua antiga fé expressamos neste momento toda a nossa proximidade com a Igreja Copta, já provada muitas vezes pelo terrorismo.
Ao mesmo tempo, sentimos a necessidade de distanciarmo-nos de forma clara de qualquer um que deseja minar a base da convivência entre as religiões em toda a região. Nós acreditamos que não seja apenas um dever, mas uma necessidade, se se querr escapar à espiral de violência que afeta particularmente as minorias e reconstruir um futuro de paz no Mediterrâneo.
Roma, 11 de Dezembro de
2016