No Malawi as Comunidades de Sant'Egidio reuniram-se com Andrea Riccardi para enfrentar juntos os desafios da comunicação do Evangelho

numa sociedade que está a mudar e se urbaniza. Começa-se a partir das periferias, como na paróquia de São Vincente de Paulo ....

Concluiu-se no Malawi, em Blantyre, o Congresso de alguns representantes da Comunidade de Sant'Egidio de Malawi, Zâmbia e Zimbabwe, sob o título "O amor une, constrói e traz a amizade", na presença de Andrea Riccardi.

Durante os três dias de encontro, reflectiu-se sobre o futuro da Comunidade após o recente falecimento de Elard Alumando, responsável da Comunidade no Malawi, que tem sonhado muito o renascimento do Malawi a partir dos jovens do país. Em muitos relembraram-no com carinho e comoção.


O desafio de comunicar o Evangelho, num país que é cada vez mais urbanizado, e onde é cada vez mais forte a presença de propostas religiosas de grupos e "seitas"que colocam no centro o sucesso, foi o foco da reflexão destes dias.

Domingo, 10 de Julho uma grande assembleia de todas as Comunidade de Sant'Egidio de Blantyre acolheu  Andrea Riccardi para escutar as suas palavras de encorajamento e de responder ao convite para se abrirem corajosamente à cidade e às suas comlexas periferias.


Particularmente festiva foi a visita de Andrea Riccardi na paróquia de São Vicente de Paulo, onde desde Dezembro de 2014, o pároco Padre Ernest Kafunsa ajudado por Padre Frank Gumbwa, ambos da Fraternidade Sacerdotal de Sant'Egidio.

A paróquia está localizada no bairro de Mpemba, noa periferia de Blantyre. Os dois jovens padres estão próximos das pessoas do bairro. E os frutos são visíveis: durante o encontro que teve lugar na igreja, muitos tomaram a palavra para afirmar como no bairro, nos últimos tempos, muitas pessoas voltaram a se aproximarem à paróquia, tanto que as duas liturgias dominicais estão cada vez mais superlotadas. Um sinal concreto de como a escolha para as periferias faça renascer a Igreja
.