ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

VII do tempo comum
Memória de São Policarpo, discípulo do apóstolo João, bispo e mártir († 155).
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 23 de Fevereiro

VII do tempo comum
Memória de São Policarpo, discípulo do apóstolo João, bispo e mártir († 155).


Primeira Leitura

Levítico 19,1-2.17-18

O Senhor disse a Moisés: «Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: ‘Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. Não odiarás o teu próximo no teu coração; mas repreende o teu compatriota para não caíres em pecado por causa dele. Não te vingarás nem guardarás rancor aos filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.

Salmo responsorial

Salmo 102 (103)

De David.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor,
e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Bendiz, ó minha alma, o Senhor,
e não esqueças nenhum dos seus benefícios.

É Ele quem perdoa as tuas culpas
e cura todas as tuas enfermidades.

É Ele quem resgata a tua vida do túmulo
e te enche de graça e de ternura.

É Ele quem cumula de bens a tua existência
e te rejuvenesce como a águia.

O Senhor defende, com justiça,
o direito de todos os oprimidos.

Revelou os seus caminhos a Moisés
e as suas maravilhas aos filhos de Israel.

O Senhor é misericordioso e compassivo,
é paciente e cheio de amor.

Não está sempre a repreender-nos,
nem a sua ira dura para sempre.

Não nos tratou segundo os nossos pecados,
nem nos castigou segundo as nossas culpas.

Como é grande a distância dos céus à terra,
assim são grandes os seus favores para os que o temem.

Como o Oriente está afastado do Ocidente,
assim Ele afasta de nós os nossos pecados.

Como um pai se compadece dos filhos,
assim o Senhor se compadece dos que o temem.

Na verdade, Ele sabe de que somos formados;
não se esquece de que somos pó da terra.

Os dias dos seres humanos são como a erva:
brota como a flor do campo,

mas, quando sopra o vento sobre ela,
deixa de existir e não se conhece mais o seu lugar.

Mas o amor do Senhor é eterno para os que o temem
e a sua justiça chega até aos filhos dos seus filhos,

para os que guardam a sua aliança
e se lembram de cumprir os seus preceitos.

O Senhor estabeleceu nos céus o seu trono
e o seu reino estende-se a tudo o que existe.

Bendizei o Senhor, todos os seus anjos,
poderosos mensageiros, que cumpris as suas ordens,
sempre dóceis à sua palavra.

Bendizei o Senhor, todo o seu exército de astros,
que sois seus servos e executores da sua vontade.

Bendizei o Senhor, todas as suas obras,
em todos os lugares do seu domínio.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor!

Segunda Leitura

I Coríntios 3,16-23

Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e esse templo sois vós. Ninguém se engane a si mesmo: se algum de entre vós se julga sábio à maneira deste mundo, torne-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Com efeito, está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E ainda: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe que são fúteis. Portanto, ninguém se glorie nos homens, pois tudo é vosso: Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro. Tudo é vosso. Mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus.


Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 5,38-48

«Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.» «Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

Ao longo destes domingos, a liturgia tem-nos levado a meditar o sermão da montanha que Jesus encerra com as palavras sobre a casa construída na rocha, como que a querer realçar a força destas palavras que, se postas em prática, tornam a casa firme também contra os ventos e as tempestades que se abatem sobre a vida. Aquele que confia nestas palavras é, portanto, sábio e realista. Nelas encerra-se a verdadeira sabedoria da vida, diferente do senso comum, mas que por si só subtrai o mundo da violência do mal. É nesta perspectiva que Jesus, desejando realizar a Lei, diz: "Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos: não vos vingueis de quem vos fez mal; pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda". Jesus refere-Se à antiga lei do talião, uma norma que pretendia mitigar e regular a vingança. No passado - mas na verdade, ainda hoje sucede - o espírito de vingança leva os homens a serem implacáveis, ferozes ao ponto de serem desumanos. A lei do talião mirava a limitar o arbítrio da vingança. Estabelecia, assim, uma reparação proporcional: um dente por um dente, um olho por um olho.
Para Jesus, esta disposição que até que poderia ter sentido, deveria ser erradicada: não só não nos devemos vingar, como também não nos devemos "opor ao malfeitor". É a luta para destruir de raiz o mal que começa, na verdade, no próprio coração. É uma luta que os crentes são chamados a fazer, antes de mais. O Patriarca Atenágoras, enquanto grande crente que era, realçava isso a começar por ele mesmo. "A guerra mais dura - dizia - é aquela contra nós mesmos. Devemos desarmar-nos. Eu mesmo, combati esta guerra durante anos. Foi terrível. Mas, agora, estou desarmado. Já não tenho medo de nada, porque o amor expulsou o medo".
É o caminho que o Evangelho nos sugere para nos conduzir ao encontro pacífico com o próximo, à sabedoria no diálogo, à generosidade no estarmos com os outros. É neste caminho generoso que se desarmam os corações, até mesmo os dos violentos. Estas palavras do Evangelho permitem ao amor de dar frutos de paz e de concórdia. Jesus continua dizendo: "Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, digo-vos: amai os vossos inimigos". Com estas palavras, Jesus elimina do Seu vocabulário a palavra inimigo para ressaltar apenas a outra, o próximo. É verdade, para Jesus não existem inimigos, somos todos o próximo que devemos amar. Assim também deve ser para os discípulos. Ele não lhes pede apenas para perdoarem as ofensas - e este é já um grande passo para a frente - mas pretende que amem também os próprios inimigos e que rezem pelos próprios perseguidores. E Ele é o primeiro a dar o exemplo. Quando estava na Cruz rezou: "Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem" (Lc 23, 34).
Jesus quer alargar o coração dos homens, eliminando confins e limites que estão na base da inimizade. O Evangelho requer um testemunho generoso. E Jesus realça essa diversidade: "Pois, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?". Jesus exorta os discípulos a terem uma vida elevada, Ele conhece bem a nossa fragilidade e o nosso pecado; mas não Se cansa de nos exortar: "Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai que está no Céu". De resto, já no tempo de Moisés que o próprio Senhor exortava o Seu povo: "Sede santos, porque Eu, o Senhor, sou santo". E a santidade é a caridade, é o amor ilimitado que leva os discípulos a saírem deles mesmos e a encaminharem-se para as periferias deste mundo. A imitação de Cristo, homem novo, modelo de verdadeira humanidade, torna-se no caminho simples que o Evangelho põe à disposição de todos nós.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO