ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 24 de Novembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Apocalipse 14,14-19

Seguidamente, na visão, apareceu uma nuvem branca. Sobre a nuvem estava sentado alguém que se parecia com um homem. Tinha na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. Depois saiu do santuário um outro anjo que gritava ao que estava sentado na nuvem:
«Lança a tua foice e ceifa,
porque chegou o tempo de ceifar.
Está madura a seara da terra.»

Então, o que estava sentado na nuvem lançou a foice à terra e a terra foi ceifada. Depois saiu outro anjo do santuário celeste que também trazia uma foice afiada. E, do altar, saiu ainda outro anjo, o que tem poder sobre o fogo. E gritou ao anjo que tinha a foice afiada:
«Manda a tua foice afiada
e vindima os cachos da vinha da terra;
porque as uvas já estão maduras.»

O anjo lançou a foice à terra, vindimou a vinha da terra e lançou as uvas no grande lagar da ira de Deus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

João vê uma nova cena: seis Anjos com Cristo ao centro que tem na cabeça uma coroa e na mão uma foice: é o Senhor, Juiz da História. Anuncia-se e prepara-se o julgamento universal. Já o profeta Joel tinha descrito "o dia do Senhor" no Vale da Decisão: "Lançai a foice, porque a seara está madura; vinde pisar, pois o tanque está cheio e os barris a transbordar, porque é grande a maldade das nações!". E o próprio Jesus tinha muitas vezes falado disso, em termos de vindima e de ceifa. O primeiro Anjo avisa que o julgamento está às portas e traz "um Evangelho eterno". Não é o "livrinho", reservado aos discípulos, mas é o anúncio da primazia de Deus e do amor sobre a vida dos homens: "temei a Deus e glorificai-O!" Podemos traduzir: "Quem se deixar guiar pelo amor, será salvo". É o que lemos no julgamento final citado por Mateus no capítulo 25. O "Evangelho eterno" é o Evangelho universal do amor, ao qual podemos associar a segunda bem-aventurança que o apóstolo coloca no Apocalipse: "Felizes os mortos, aqueles que desde agora morrem no Senhor" porque a eles é dado o Reino dos Céus. A história humana não é um curso sem sentido e nem sequer um itinerário sem luz. A história nasce do amor de Deus e no Seu amor encontra o seu fim. O resto, tudo aquilo que não é de Deus, tudo aquilo que não é amor, deve ser colhido, ceifado e queimado, começando por Babilónia, a cidade que se prostituiu. Ela, na verdade, será precipitada do alto; e quem quer que seja que se tenha deixado seduzir pela Besta será dilacerado pelos tormentos. Mas Cristo que derramou o Seu sangue fora da cidade tornar-Se-á fonte de salvação para os que O acolherem. A salvação provém d'Ele, basta acolhê-la.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO