ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Recordação do histórico encontro de Assis (1986), quando João Paulo II convidou os representantes de todas as confissões cristãs e das grandes religiões mundiais para rezarem pela paz. Memória de Dominique Green, jovem afro-americano justiçado em 2004. Oração pelos condenados à morte e pela abolição da pena capital. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 27 de Outubro

Recordação do histórico encontro de Assis (1986), quando João Paulo II convidou os representantes de todas as confissões cristãs e das grandes religiões mundiais para rezarem pela paz. Memória de Dominique Green, jovem afro-americano justiçado em 2004. Oração pelos condenados à morte e pela abolição da pena capital.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Efésios 5,21-33

Submetei-vos uns aos outros, no respeito que tendes a Cristo: as mulheres, aos seus maridos como ao Senhor, porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja - Ele, o salvador do Corpo. Ora, como a Igreja se submete a Cristo, assim as mulheres, aos maridos, em tudo. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para a santificar, purificando-a, no banho da água, pela palavra. Ele quis apresentá-la esplêndida, como Igreja sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada. Assim devem também os maridos amar as suas mulheres, como o seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. De facto, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo; pelo contrário, alimenta-o e cuida dele, como Cristo faz à Igreja; porque nós somos membros do seu Corpo. Por isso, o homem deixará o pai e a mãe, unir-se-á à sua mulher e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério; mas eu interpreto-o em relação a Cristo e à Igreja. De qualquer modo, também vós: cada um ame a sua mulher como a si mesmo; e a mulher respeite o seu marido.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo nunca deixa de ler as relações no âmbito da família segundo uma lógica evangélica. Sabe muito bem que os membros de uma família cristã devem comportar-se de maneira nova entre si, isto é, como pessoas "submissas" antes de mais a Cristo. Daqui nascem novos laços também no âmbito do casamento e da família. Todos são chamados a submeterem-se uns aos outros "no temor de Cristo". Ainda antes de se respeitarem funções sociais, o marido e a mulher pertencem a Cristo. Com esta exortação corta-se de raiz qualquer tentação de autoritarismo, isto é, de uns se sentirem superiores aos outros. Paulo respeita as estruturas familiares em vigor no seu tempo, mas considera mulheres e maridos como "irmãos em Cristo". A relação esponsal deve, portanto, ser animada pela mesma fraternidade que existe na Igreja. Os esposos cristãos são exortados a terem uma reciprocidade no amor semelhante à que existe entre Cristo e a Igreja: isto é, um amor até doar a vida. A vocação deles consiste em se abrirem juntos à vida e à comunicação do amor até aos confins da Terra. O "grande mistério" do amor de Cristo e da Igreja ilumina o amor conjugal e dá-lhe a força de prosseguir em frente. Qualquer dimensão de familismo e de fecho étnico é ultrapassada. Eis porque chegará o momento em que "o homem deixará seu pai e sua mãe". O amor que une os dois cônjuges é generativo e leva a alargar o amor até aos confins da Terra.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO