Oração da Santa Cruz

Compartilhe Em

Memória de São Bonifácio, bispo e mártir. Anunciou o Evangelho na Alemanha e foi assassinado enquanto celebrava a Eucaristia (+754).


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

II Timóteo 3,10-16

Tu, porém, seguiste de perto o meu ensinamento, o meu modo de vida e os meus planos, a minha fé e a minha paciência, o meu amor fraterno e a minha firmeza, as perseguições e sofrimentos que tive de suportar em Antioquia, Icónio e Listra. Que perseguições tive de suportar! Mas de todas elas me livrou o Senhor. E assim também todos os que quiserem viver a fé em Cristo Jesus serão perseguidos. Quanto a esses perversos e impostores, irão de mal a pior, extraviando outros e extraviando-se a si próprios. Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e de que adquiriste a certeza, bem ciente de quem o aprendeste. Desde a infância conheces a Sagrada Escritura, que te pode instruir, em ordem à salvação pela fé em Cristo Jesus. De facto, toda a Escritura é inspirada por Deus e adequada para ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça,

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Paulo acabou de advertir Timóteo que nos últimos tempos haverão momentos difíceis por causa de uma decadência geral dos costumes: "Os homens serão egoístas, gananciosos, soberbos, blasfemos, rebeldes com os pais, ingratos, iníquos, sem afecto, implacáveis, mentirosos, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres do que de Deus; manterão aparência de piedade, mas negarão a sua força interior". Paulo admoesta-o: "Evita essas pessoas!". E exorta-o a recordar - uma vez que o "seguiu de perto" - o seu exemplo, o seu modo de viver com fé, com amor, com generosidade e também a ter em conta as perseguições e os sofrimentos que derivarão. Ou melhor, o apóstolo afirma claramente que "todos os que querem viver com piedade em Jesus Cristo serão perseguidos". Timóteo, deve estar ciente - e nós com ele - que todos os discípulos terão o mesmo destino de Jesus. Por isso, com paterna preocupação, Paulo exorta o discípulo: "Quanto a ti, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como certo". Toda a nossa força provém da escuta das Sagradas Escrituras. Com efeito, Elas foram inspiradas por Deus para serem fonte viva e pura de uma nova sabedoria: as Sagradas Escrituras são úteis para ensinar, para convencer, para corrigir e para formar na justiça. A escuta fiel e contínua forma o discípulo conforme o pensamento de Deus. Foram-nos enviadas por Deus "a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda a boa obra".