ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Memória de Martin Luther King, morto em 1968 em Mênfis nos Estados Unidos. Com ele, recordamos todos os que têm fome e sede de justiça. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 4 de Abril

Memória de Martin Luther King, morto em 1968 em Mênfis nos Estados Unidos. Com ele, recordamos todos os que têm fome e sede de justiça.


Leitura da Palavra de Deus

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Ezequiel 37,21-28

E então lhes dirás: Assim fala o Senhor Deus: Eis que Eu tomarei os filhos de Israel de entre as nações, por onde se dispersaram; vou reuni-los de toda a parte e reconduzi-los ao seu país. Farei deles uma só nação na minha terra, nas montanhas de Israel, e apenas um rei reinará sobre todos eles; nunca mais serão duas nações, nem serão divididos em dois reinos. Não se mancharão mais com os seus ídolos e nunca mais cometerão infames abominações. Eu os salvarei das suas rebeldias, pelas quais pecaram, e os purificarei; eles serão o meu povo e Eu serei o seu Deus. O meu servo David será o seu rei e eles terão um só pastor; caminharão segundo os meus preceitos, observarão os meus mandamentos e os porão em prática. Habitarão o país que Eu dei ao meu servo Jacob e no qual habitaram seus pais; aí ficarão eles, os seus filhos e os filhos de seus filhos para sempre. David, meu servo, será para sempre o seu chefe. Farei com eles uma aliança de paz; será uma aliança eterna; Eu os estabelecerei e os multiplicarei; e colocarei o meu santuário no meio deles para sempre. A minha morada será no meio deles. Serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Então, reconhecerão as nações que Eu sou o Senhor que santifica Israel, quando tiver colocado o meu santuário no meio deles para sempre.»


 

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Estamos no limiar da Semana Santa e a Liturgia faz-nos escutar na primeira leitura da Missa, este trecho do profeta Ezequiel. Com ele, o profeta pretende reacender o sonho da liberdade no povo de Israel anunciando a próxima libertação. Ezequiel, como sabemos, executa a sua missão na Babilónia, entre os hebreus exilados. E decide descrever aos israelitas a visão do que acontecerá no futuro graças ao Senhor. O profeta acabou de narrar a extraordinária visão dos ossos secos que por obra do Espírito se recompõem e tornam a viver, como que a realçar que também nas situações mais dramáticas, o Senhor pode fazer renascer uma nova vida. É verdade que o povo, afastando-se do Senhor experimenta a amargura da deportação e do exílio. Mas, uma vez compreendido que sem o Senhor permanece o mais pequeno de todos os povos da Terra, à mercê dos povos mais fortes, Israel sente a necessidade de regressar ao Senhor. É, mais uma vez, o Senhor quem toma a iniciativa e intervém para libertar o Seu povo da escravidão. Mandará o Seu servo David para ser o único pastor: "O meu servo David reinará sobre eles, e haverá um só pastor para todos; eles viverão segundo as minhas normas, observarão os meus estatutos e pô-los-ão em prática". Escutando estas palavras na vigília da Semana da Paixão, não podemos não ver no único pastor, precisamente Jesus que amanhã acompanharemos enquanto entra na Cidade Santa. É Ele o pastor que reúne as ovelhas, que as conduz para as pastagens verdes e que estabelece para sempre uma aliança nova e eterna entre o Pai dos Céus e o povo dos discípulos que reuniu e que continuará a reunir ao longo dos séculos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO