ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 18 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Ezequiel 36,23-28

Quero santificar o meu santo nome, que vós aviltastes, profanastes entre as nações, para que eles saibam que Eu sou o Senhor - oráculo do Senhor Deus - quando a seus olhos for santificado por vós. Eu vos retirarei de entre as nações, recolher-vos-ei de todos os países e vos reconduzirei à vossa terra. Derramarei sobre vós uma água pura e sereis purificados; Eu vos purificarei de todas as manchas e de todos os pecados. Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um espírito novo: arrancarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Dentro de vós porei o meu espírito, fazendo com que sigais as minhas leis e obedeçais e pratiqueis os meus preceitos. Habitareis no país que dei a vossos pais; sereis o meu povo e Eu serei o vosso Deus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

O profeta refere as palavras de Deus ao Seu povo: «Vou santificar o meu Nome grandioso, que foi profanado entre as nações». O comportamento pecaminoso de Israel envolve o próprio Deus, pois deturpou, manchou o Seu Nome. Deus intervirá purificando Israel para que testemunhe a santidade de Deus e do Seu Nome. No Pai Nosso, Jesus ensina-nos a dizer: «Seja santificado o Vosso nome». Santificar o Nome de Deus significa participar na Sua santidade, entrar em comunhão com Ele, que é Senhor omnipotente e misericordioso. Deus quer que participemos da Sua santidade, que não é apenas separação, porque Ele é diferente de nós, mas é, ao mesmo tempo, comunhão de vida e de amor. Realiza alguns gestos que indicam esta vontade de Deus pelo Seu povo disperso, a quem foi sonegada a dádiva da terra, sinal da aliança de Deus. "Vou retirar-vos do meio das nações, vou reunir-vos de todos os países e levar-vos para a vossa terra": eis pois, o primeiro gesto de amor de Deus, a reunião da diáspora, a reconstituição do povo disperso na unidade. "Derramarei sobre vós uma água pura, e ficareis purificados": o encontro com o Senhor torna-nos povo e purifica do pecado que separa de Deus e dos irmãos. Por fim: "Dar-vos-ei um coração novo e colocarei em vós um espírito novo, tirar-vos-ei o coração de pedra, e dar-vos-ei um coração de carne". Precisamos de ser purificados nos pensamentos, nos sentimentos, nas acções que realizamos, porque, às vezes, também o nosso coração se torna de pedra, duro diante do próximo, sobretudo diante da dor, do sofrimento, dos pobres. Com a Sua Palavra, o Senhor dá-nos um coração de carne, um coração como o d'Ele, capaz de compaixão e de misericórdia.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO