ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 20 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 15,22-31

Então, os Apóstolos e os Anciãos, de acordo com toda a Igreja, resolveram escolher alguns de entre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Foram Judas, chamado Barsabas, e Silas, homens respeitados entre os irmãos. E mandaram a seguinte carta por intermédio deles:
«Os Apóstolos e os Anciãos, vossos irmãos, aos irmãos de origem pagã residentes em Antioquia, na Síria e na Cilícia, saudações!

Tendo conhecimento de que, sem autorização da nossa parte, alguns dos nossos vos foram inquietar, perturbando as vossas almas com as suas palavras,

resolvemos, de comum acordo, escolher delegados e enviar-vo-los com os nossos queridos Barnabé e Paulo,

homens estes que expuseram as suas vidas pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Enviamos, pois, Judas e Silas, que vos transmitirão verbalmente as mesmas coisas.

O Espírito Santo e nós próprios resolvemos não vos impor outras obrigações além destas, que são indispensáveis:

abster-vos de carnes imoladas a ídolos, do sangue, de carnes sufocadas e da imoralidade. Procedereis bem, abstendo-vos destas coisas. Adeus.»

Eles, então, depois de se despedirem, desceram a Antioquia e, reunindo a assembleia, entregaram a carta. Depois de a lerem, todos ficaram satisfeitos com o encorajamento que lhes trazia.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

A assembleia de Jerusalém - guiada pelo Espírito - esclarecia que a salvação provinha do Evangelho e não dos costumes rituais do hebraísmo. E escreve uma carta que deverá ser lida aos cristãos de Antioquia. Prescrevem apenas quatro abstinências para evitar escândalos: não comer carne sacrificada aos ídolos, evitar uniões ilegítimas e não comer nem carne "sufocada" nem o sangue. O resultado da assembleia e das decisões tomadas marcava um ponto de viragem: determinava-se a distinção entre cristianismo e hebraísmo. No entanto, isso não significa o cancelamento do relacionamento entre as duas religiões. Antes pelo contrário, podemos afirmar que pertence à própria identidade cristã um profundo e vital relacionamento com o hebraísmo. Não só as raízes são comuns mas, de um certo modo, também a espera. Os hebreus ainda estão à espera do Messias. Os cristãos, pelo contrário, sabem que o Messias já veio mas, ao mesmo tempo, esperam a sua segunda vinda, no fim dos tempos. Nesta espera - ainda que assimétrica, podemos dizer - estão ambos unidos. Os cristãos sabem que Jesus iniciou os tempos novos do Reino de Deus: na verdade, com a Sua morte e ressurreição, derrotou a morte e inaugurou o Novo Reino. Esta novidade é certamente uma dádiva, mas também é uma responsabilidade para que cada discípulo de Jesus actue para transformar o mundo com o fermento do Evangelho.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO