ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 28 de Janeiro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

II Samuel 11,1-4.5-10.13-17

No ano seguinte, na época em que os reis saem para a guerra, David enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel; eles devastaram a terra dos amonitas e sitiaram Rabá. David ficou em Jerusalém. E aconteceu que uma tarde David levantou-se da cama, pôs-se a passear no terraço do seu palácio e avistou dali uma mulher que tomava banho e que era muito formosa. David procurou saber quem era aquela mulher e disseram-lhe que era Betsabé, filha de Eliam, mulher de Urias, o hitita. Então, David enviou emissários para que lha trouxessem. Ela veio e David dormiu com ela, depois de purificar-se do seu período menstrual. Depois, voltou para sua casa. E, vendo que concebera, mandou dizer a David: «Estou grávida.» Então, David mandou esta mensagem a Joab: «Manda-me Urias, o hitita.» E Joab enviou Urias, o hitita, a David. Quando Urias chegou, David pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra. E depois disse-lhe: «Desce à tua casa e lava os teus pés.» Urias saiu do palácio do rei, e este, em seguida, enviou-lhe comida da sua mesa real. Mas Urias não foi a sua casa e dormiu à porta do palácio com os outros servos do seu senhor. E contaram-no a David, dizendo-lhe: «Urias não foi a sua casa.» David perguntou a Urias: «Não voltaste, porventura, de uma viagem? Porque não foste a tua casa?» David convidou-o a comer e beber com ele, e embriagou-o. Mas à noite, Urias não foi a sua casa; saiu e deitou-se com os outros servos do seu senhor.

No dia seguinte de manhã, David escreveu uma carta a Joab e enviou-lha por Urias.

Dizia nela: «Coloca Urias na frente, onde o combate for mais aceso, e não o socorras, para que ele seja ferido e morra.»

Joab, que sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que estavam os mais valentes guerreiros do inimigo.

Os assediados fizeram uma surtida contra Joab, e morreram alguns homens de David, entre os quais Urias, o hitita.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Esta página narra o humilhante pecado de David. Não foi um acto único e pontual, mas uma corrente de culpas que o fizeram cair cada vez mais em baixo até chegar ao abismo do homicídio: a tentação, a cedência, o adultério, a traição de um dos seus mais valorosos oficiais, o cinismo, a simulação seguida e a injustiça perpetrada. São as etapas que mostram a capacidade do coração humano em fazer o mal se não estiver vigilante e pronto para quebrar a corrente das tentações. O trágico evento inicia com o desejo de entretenimento com que o rei quer passar a Primavera que se aproxima, tempo em que os soberanos costumavam partir para a guerra. Enquanto manda o seu exército combater contra os amonitas, ele fica em Jerusalém para descansar. É a primeira etapa da tentação. A decisão de pensar nas próprias satisfações leva David a percorrer o caminho do pecado e a pensar que pode dispor da vida dos outros a seu belo prazer. O texto bíblico descreve a triste realidade do homem que, com medo de enfrentar as próprias responsabilidades, não faz caso às ulteriores injustiças que inflige a pessoas totalmente inocentes. É uma maneira de prevenir todo o crente do pecado que está sempre junto à porta do seu coração (Cfr Gn 4, 7). David tomará consigo Betsabeia que se tornará sua mulher e dará à luz um filho. Mas, "o Senhor reprovou" o que David fez. Podia esconder aos outros a gravidade do seu crime, mas não a Deus que "vê o coração" (1Sm 16, 7). O profeta revelar-lhe-á a gravidade do pecado. David deverá reconhecê-lo, arrepender-se, converter o seu coração ciente também das tristes consequências do mal realizado sobre a sociedade.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO