ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 30 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 14, 1.7-11

Tendo entrado, a um sábado, em casa de um dos principais fariseus para comer uma refeição, todos o observavam. Observando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, disse-lhes esta parábola: «Quando fores convidado para um banquete, não ocupes o primeiro lugar; não suceda que tenha sido convidado alguém mais digno do que tu, venha o que vos convidou, a ti e ao outro, e te diga: ‘Cede o teu lugar a este.' Ficarias envergonhado e passarias a ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, senta-te no último lugar; e assim, quando vier o que te convidou, há-de dizer-te: ‘Amigo, vem mais para cima.' Então, isto será uma honra para ti, aos olhos de todos os que estiverem contigo à mesa. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus ainda se encontra em casa do fariseu que O tinha convidado para o almoço. Acabou de curar o homem hidrópico. E, agora, continua a ensinar aos presentes a começar pelo modo como os convidados que mal entram, procuram ocupar os primeiros lugares. Podemos afirmar que não é uma novidade. Ainda hoje é um comportamento muito comum na vida e não só quando nos encontramos à mesa: todos nós procuramos sempre o primeiro lugar, não fosse só para pretender a atenção e a consideração por parte dos outros. Muitas vezes, as dificuldades da vida, em vez de fazerem crescer o espírito de solidariedade, levam-nos, amiúde, a procurar extenuantemente o lugar para nós. Jesus sugere aos presentes uma atitude de humildade e de atenção para com os outros. E exorta a evitar de procurar o primeiro lugar. O evangelista está a pensar no lugar de cada um diante do olhar de Deus, no Seu Reino. Ninguém se considere superior aos outros. Podemos pensar na atitude de Jesus que "não Se apegou à sua igualdade com Deus... mas esvaziou-Se a Si mesmo assumindo a condição de servo" (Fl 2, 6-7). E esclarece que é o Senhor quem dá a cada um de nós a dignidade e a honra que nos compete. Não somos nós que escolhemos o lugar que ocupamos, chegando provavelmente até a gabar méritos, é o Senhor que nos indica o lugar onde testemunhar o amor que nos deu. E, de qualquer modo, é bom que uma das regras da vida seja a de cuidarmos do próximo, sobretudo dos mais fracos, ainda antes que a nós mesmos. É a estes últimos que o Senhor dirige o próprio olhar mais atento. É uma espécie de lei bíblica, a inversão dos critérios de julgamento deste mundo: quem se reconhece pecador e humilde é exaltado por Deus quem, pelo contrário, pretende reconhecimentos e primeiros lugares corre o risco de se auto-excluir do banquete. Por isso Jesus afirma: "Quem se eleva será humilhado e quem se humilha será exaltado". Não é apenas uma regra cristã, é também um comportamento de verdadeira sabedoria humana.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO