ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 15 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 12, 1-7

Entretanto, a multidão tinha-se reunido; eram milhares, a ponto de se pisarem uns aos outros. Jesus começou a dizer primeiramente aos seus discípulos:
«Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

Nada há encoberto que não venha a descobrir-se, nem oculto que não venha a conhecer-se.

Porque tudo quanto tiverdes dito nas trevas há-de ouvir-se em plena luz, e o que tiverdes dito ao ouvido, em lugares retirados, será proclamado sobre os terraços.

Digo-vos a vós, meus amigos: Não temais os que matam o corpo e, depois, nada mais podem fazer.

Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem o poder de lançar na Geena. Sim, Eu vo-lo digo, a esse é que deveis temer. Não se vendem cinco pássaros por duas pequeninas moedas? Contudo, nenhum deles passa despercebido diante de Deus. Mais ainda, até os cabelos da vossa cabeça estão contados. Não temais: valeis mais do que muitos pássaros.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

O trecho evangélico refere de "milhares de pessoas" que se apinham à volta de Jesus ao ponto de se "pisarem uns aos outros". Eram homens e mulheres necessitados de conforto e à procura de uma vida melhor. Jesus, deveras Bom Pastor, adverte-os logo contra os falsos pastores, ou melhor, contra o fermento da hipocrisia que tornava insuportável e perigosa a guia dos fariseus. Chegará o momento - diz solenemente Jesus - em que tudo isso virá à luz e aparecerá o vazio e a tristeza de quem construiu a própria existência com um coração sem amor e sem misericórdia mas com uma atitude cheia de orgulho e de amor-próprio. Diferente deve ser o comportamento dos discípulos que escutam e que seguem o verdadeiro pastor e mestre. Jesus introduz aqui uma preciosa distinção. O corpo pode morrer, mas existe um "depois". É sobre este "depois" que o discípulo é chamado a reflectir. O "depois" - sugere Jesus - está ligado ao "coração", isto é, à vida interior, àquele "lugar" onde se processa o encontro com Deus, ou - e esta seria uma escolha dramática - o encontro com aquele que tem poder para "lançar no Inferno". Nas palavras de Jesus, não há nenhum desprezo do corpo; quantas curas Ele realizou! Mas não há dúvidas que a atenção que reservamos para a conversão do coração é bem pouca coisa em relação à que prestamos ao nosso corpo, ao nosso bem-estar individual. Jesus recorda-nos que o Pai que está no Céu, cuida mais de nós do que dos pássaros e conhece cada cabelo da nossa cabeça. Cuidemos do coração e do seu crescimento no amor. É uma urgência que os cristãos devem sentir também para a própria salvação. E é, de qualquer modo, um preciosíssimo testemunho a mostrar a um mundo que coloca o bem-estar individual e material acima de todas as coisas.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO