ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 13 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 11, 42-46

Mas ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as plantas e descurais a justiça e o amor de Deus! Estas eram as coisas que devíeis praticar, sem omitir aquelas. Ai de vós, fariseus, porque gostais do primeiro lugar nas sinagogas e de ser cumprimentados nas praças! Ai de vós, porque sois como os túmulos, que não se vêem e sobre os quais as pessoas passam sem se aperceberem!» Um doutor da Lei tomou a palavra e disse-lhe: «Mestre, falando assim, também nos insultas a nós.» Mas Ele respondeu:
«Ai de vós, também, doutores da Lei, porque carregais os homens com fardos insuportáveis e nem sequer com um dedo tocais nesses fardos!

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Um especialista em leis, escutando as duras palavras de Jesus contra o ritualismo farisaico, recorda-Lhe que desse modo, ofendia também a ele e a todo o seu grupo. É a reacção de quem não sente por nada a necessidade de mudar, de compreender mais profundamente o que a pregação de Jesus pede. Contentam-se da letra e das práticas exteriores sem colher a substância e o espírito da aliança que Deus e Israel tinham estabelecido. Mais tarde, o apóstolo Paulo escreverá aos Coríntios: "a letra mata e o Espírito é que dá a vida" (2Cor 3, 6). A Palavra de Deus - escreve o autor da Carta aos Hebreus - é como uma espada de dois gumes que penetra até à medula e não nos deixa indiferentes, não abençoa os comportamentos humanos sem os prejudicar, não penetra no coração sem eliminar o que estorva ou, pior, o que arruína. A Palavra é uma força benéfica e boa que transforma o coração. Jesus desmascara o pecado dos fariseus e dos doutores da Lei: enquanto eles são vistos pelas pessoas com respeito porque procuram neles um guia, uma orientação, na verdade, o comportamento deles é falso e desviante. Daqui nasce a severidade do julgamento de Jesus. As pessoas confiam, procuram uma orientação, pedem ajuda àqueles que "parecem" guias que, no entanto, não respeitam o essencial, isto é, a justiça e o amor de Deus. É verdade, pagam as respectivas contribuições ao Templo, deixam-se encantar pelas honras nas sinagogas mas, na realidade, são como "sepulcros", isto é, homens vazios e interiormente mortos. Colocam, com a sua severa inflexibilidade, cargas insuportáveis nas pessoas mas eles nem sequer as querem e nem as sabem suportar. Esta falsidade, esta índole dupla e mentirosa é severamente estigmatizada por Jesus. Os três "ai de vós" dirigidos aos fariseus são uma advertência para todos nós quando nos erguemos a juízes sem misericórdia, a pequenos senhores sem escrúpulos e sem dúvidas, aproveitando da boa fé dos que procuram irmãos e irmãs a quem se entregarem para crescer na vida espiritual. A misericórdia é a medida sem limites que o Senhor pede a todos os Seus discípulos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO