ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 25 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 9, 43b-45

«Prestai bem atenção ao que vou dizer-vos: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.» Eles, porém, não entendiam aquela linguagem, porque lhes estava velada, de modo que não compreendiam e tinham receio de o interrogar a esse respeito.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

"Prestai bem atenção: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens". Desta vez, não há nenhuma referência à ressurreição. Ser "entregue às mãos dos homens", na linguagem bíblica, significa o destino doloroso e cruel de uma pessoa abandonada por Deus e deixada, precisamente, nas mãos dos homens. Mas, apesar dessa clareza, os discípulos não compreendem. De resto, quantas vezes também nós estamos distantes como o estavam os discípulos da altura, da maneira de pensar de Jesus, das Suas preocupações e, sobretudo, do significado que tinha de Si mesmo e da Sua missão! Não se trata, no entanto, de uma simples incompreensão por parte dos discípulos, mas do risco de se endurecer quando se recusa a realidade da fragilidade e do sofrimento. Di-lo-á bem o apóstolo Paulo aos cristãos de Corinto: "Nós, porém, anunciamos Cristo crucificado: escândalo para os judeus e loucura para os pagãos; mas, para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, Ele é o Messias, o poder de Deus e sabedoria" (1Cor 1, 23-24). O caminho da cruz permanece um escândalo também para nós, devido à cultura individualista assim tão difundida no mundo. E, no entanto, é da Cruz que nasce a salvação, é de um amor que não conhece limites, como o de Jesus, que vem o resgate dos homens da escravidão do pecado. Lucas anota que os discípulos continuam a não entender as palavras de Jesus e permanecem em silêncio, sem pedirem ulteriores explicações. É uma atitude de desconfiança para com Jesus e de confiança da ignorância deles. E preferem permanecer na escuridão. É preciso continuar a deixarmo-nos guiar e instruir todos os dias pela Palavra de Deus. Na escuta, encontraremos a sabedoria do Evangelho.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO