ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 24 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 9, 18-22

Um dia, quando orava em particular, estando com Ele apenas os discípulos, perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que Eu sou?» Responderam-lhe: «João Baptista; outros, Elias; outros, um dos antigos profetas ressuscitado.» Disse-lhes Ele: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Pedro tomou a palavra e respondeu: «O Messias de Deus.» Ele proibiu-lhes formalmente de o dizerem fosse a quem fosse; e acrescentou:
«O Filho do Homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei, tem de ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus pergunta aos discípulos sobre o que é que as pessoas pensavam d'Ele. Os discípulos, como que num diálogo de oração, referem a Jesus o que se dizia, as mesmas coisas que tinham chegado aos ouvidos de Herodes. Na verdade, Jesus queria só saber o que é que eles, que já estavam com Ele há já algum tempo, pensavam d'Ele. Jesus sentia aquele grupo como a Sua família, como aqueles que realizavam concretamente a Sua pregação. Por isso, queria conhecer o coração deles, saber o que é que eles pensavam realmente d'Ele. Pedro em nome de todos, responde: "O Messias de Deus". É uma profissão solene. E ainda mais clara da referida no trecho paralelo de Marcos, uma vez que à palavra "Messias" aqui se acrescenta "de Deus". Deveras, Pedro é o primeiro, aquele que, em nome de todos, professa a verdadeira fé. Ele está diante de nós para que possamos responder com as mesmas palavras à pergunta que Jesus continua a fazer-nos também a nós: "Mas vós, quem dizeis que Eu sou?". É o próprio Jesus quem pede à nossa mente e ao nosso coração para O compreender e amar como o Salvador, como Aquele que nos livra também a nós do pecado e da morte. O segredo sobre a Sua pessoa que Jesus impõe aos discípulos não é para Se esconder, antes pelo contrário, não quer que se deturpe a Sua missão numa lógica mundana e falsa. A dificuldade para compreender a fundo a Sua missão, emerge imediatamente quando menciona o destino que O espera em Jerusalém. A mensagem de Jesus é clara: para se chegar à ressurreição é preciso passar pela cruz. É o mistério da vida de Jesus, da Igreja e dos discípulos de todos os tempos. A vitória do bem sobre o mal, passa sempre pelo caminho da cruz.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO