ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Memória de São Romualdo (+1027), anacoreta e pai dos monges camaldulenses. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 19 de Junho

Memória de São Romualdo (+1027), anacoreta e pai dos monges camaldulenses.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 6, 24-34

Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.» «Por isso vos digo: Não vos inquieteis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer ou beber, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Porventura não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestido? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as. Não valeis vós mais do que elas? Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? Porque vos preocupais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos preocupeis, dizendo: ‘Que comeremos, que beberemos, ou que vestiremos?' Os pagãos, esses sim, afadigam-se com tais coisas; porém, o vosso Pai celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu problema.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

"Não podeis servir a Deus e às riquezas", diz Jesus aos Seus discípulos. Riqueza (mamonas é a forma helenizada do aramaico que significa "riqueza") é apresentada como uma pessoa. É um verdadeiro ditador apesar de não ter um rosto e, muito menos, uma alma. A ditadura da "riqueza" é implacável: rouba a alma àquele que lhe confia a vida. Ela está na origem de conflitos, de desordens, de ódios e de guerras. Também daquelas que, ainda hoje, continuam a tornar amarga e triste a vida de muitos povos. O Senhor é, pelo contrário, "amor" e solicita uma resposta livre da nossa parte: Deus não procura súbditos, mas amigos. Jesus sabe que se nos unirmos a Deus, cresceremos no amor, na justiça e no empenho em lutar em prol da liberdade e do progresso de todos, a começar pelos mais pobres. Por isso, não é possível servir ao mesmo tempo a Deus e à Riqueza, ao Evangelho e ao Dinheiro. O coração não se pode dividir. Jesus é o primeiro a viver a pretensão de um amor exclusivo. No Antigo Testamento, o Senhor apresenta-Se várias vezes como um "Deus ciumento"; ciumento não só por Si, mas também por nós. Entregar-se a Deus significa, portanto, libertarmo-nos da escravidão das coisas do mundo, sabendo que Ele não nos deixará faltar nada. Muitas vezes, a preocupação pelas coisas da nossa vida, impede a generosidade em anunciar o Evangelho. Jesus recorda-no-lo: "Não fiqueis preocupados com a vida, com o que comer ou beber, ... O vosso Pai, que está no Céu, sabe que precisais de tudo isso". O Senhor é um Pai bom que cuida dos Seus filhos e providencia às suas necessidades. E se muitos ficam sem comida ou sem roupas é porque outros não procuram o Reino de Deus e a Sua justiça, mas unicamente o próprio interesse. E retêm para si o que é destinado a todos. Deus não abandona ninguém. Quando Adão e Eva saíam do jardim terrestre, Deus vestiu-os para que não padecessem o frio da história. A verdadeira preocupação dos discípulos, diz Jesus, deve ser a do Reino, isto é, a anunciação do Evangelho a todos os povos, a edificação da Igreja no mundo e o serviço aos pobres. É esta a "justiça" que o discípulo deve procurar. O Senhor está ao nosso lado, ajuda-nos e protege-nos para que o Evangelho seja anunciado e os homens encontrem a salvação.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO