ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

VI de Páscoa
Memória do profeta Isaías.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 9 de Maio

VI de Páscoa
Memória do profeta Isaías.


Primeira Leitura

Actos dos Apóstolos 10,25-26.34-35.44-48

Na altura em que Pedro entrava, Cornélio foi ao seu encontro e, caindo-lhe aos pés, prostrou-se.

Mas Pedro levantou-o, dizendo: «Levanta-te, que eu também sou apenas um homem.»

Então, Pedro tomou a palavra e disse: «Reconheço, na verdade, que Deus não faz acepção de pessoas, mas que, em qualquer povo, quem o teme e põe em prática a justiça, lhe é agradável. Pedro estava ainda a falar, quando o Espírito Santo desceu sobre quantos ouviam a palavra. E todos os fiéis circuncisos que tinham vindo com Pedro ficaram estupefactos, ao verem que o dom do Espírito Santo fora derramado também sobre os pagãos, pois ouviam-nos falar línguas e glorificar a Deus. Pedro, então, declarou: «Poderá alguém recusar a água do baptismo aos que receberam o Espírito Santo, como nós?» E ordenou que fossem baptizados em nome de Jesus Cristo. Então eles pediram-lhe que ficasse alguns dias com eles.


Salmo responsorial

Salmo 97 (98)

Salmo
Cantai ao Senhor um cântico novo,
porque Ele fez maravilhas!
A sua mão direita e o seu santo braço
lhe deram a vitória.

O Senhor anunciou a sua vitória,
revelou aos povos a sua justiça.

Lembrou-se do seu amor e da sua fidelidade
em favor da casa de Israel.
Todos os confins da terra presenciaram
o triunfo libertador do nosso Deus.

Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai.

Cantai hinos ao Senhor, ao som da harpa,
ao som da harpa e da lira;

ao som de cornetins e trombetas,
aclamai o nosso rei e Senhor.

Ressoe o mar e tudo o que ele contém,
o mundo inteiro e os que nele habitam.

Batam palmas os rios,
e as montanhas, em coro, gritem de alegria

diante do Senhor, que vem julgar a terra.
Ele governará o mundo com justiça
e os povos com rectidão.

Segunda Leitura

I São João 4,7-10

Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus. Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. E o amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de nós: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que, por Ele, tenhamos a vida. É nisto que está o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele mesmo que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 15,9-17

«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai. Não fostes vós que me escolhes-tes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá. É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

Neste tempo de Páscoa, a Liturgia faz-nos meditar muitas vezes sobre o sermão de Jesus aos discípulos na Última Ceia como referido por João. É o mais longo dos sermões evangélicos. E, neste tempo, a Igreja, para manter viva em nós a força do mistério da Páscoa, divide-o e volta a propô-lo. Jesus continua a alegoria da videira e dos ramos para indicar aos discípulos a qualidade da relação que devem ter com Ele: "Eu sou a videira e vós os ramos". E acrescenta: "Não existe amor maior do que este: dar a vida pelos amigos".
Também nos ama com este amor. E repete-nos que é o primeiro a fazê-lo, mesmo se não o merecemos. O Seu amor é gratuito. O próprio João recorda-nos isso na sua primeira Carta: "E o amor (cristão) consiste no seguinte: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele que nos amou e nos enviou o seu Filho como vítima expiatória pelos nossos pecados" (1Jo 4, 10). Este é o amor onde somos chamados a morar, para ficarmos circundados. Jesus, para que o possamos entender bem, reduziu-o a um só: "O meu mandamento é este: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei". O amor entre os discípulos é o único mandamento. Certo, é o amor com que o Pai ama o Filho e o Filho ama os discípulos. Esta é a plenitude: "Disse-vos isto para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa". O amor de Jesus é um amor cheio de alegria porque brota da Páscoa. Não é um amor fechado nos próprios recintos. A Páscoa é para a salvação do mundo. Igualmente o amor. Desde as suas origens no próprio seio de Deus que "amou de tal forma o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo o que n'Ele acredita não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16). Daqui a urgência de anunciar este amor até aos confins da Terra, como Jesus diz aos discípulos: "fui Eu que vos escolhi e destinei-vos para irdes e dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça". O amor deve dar frutos para o mundo. Está na sua própria natureza. Por isso é que Jesus disse pouco antes aos discípulos: "se tiverdes amor uns para com os outros, todos reconhecerão que sois meus discípulos" (cfr. Jo 13, 35). A comunhão dos irmãos e das irmãs - a fraternidade que somos chamados a viver e a saborear - é a força que transforma o mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO