ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Memória de Santo Adalberto, bispo de Praga. Sofreu o martírio na Prússia oriental para onde tinha ido anunciar o Evangelho († 997). Viveu em Roma onde a sua memória é venerada na Basílica de São Bartolomeu na Ilha. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 23 de Abril

Memória de Santo Adalberto, bispo de Praga. Sofreu o martírio na Prússia oriental para onde tinha ido anunciar o Evangelho († 997). Viveu em Roma onde a sua memória é venerada na Basílica de São Bartolomeu na Ilha.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São João 6,52-59

Então, os judeus, exaltados, puseram-se a discutir entre si, dizendo: «Como pode Ele dar-nos a sua carne a comer?!» Disse-lhes Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes mesmo a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia, porque a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue, uma verdadeira bebida. Quem realmente come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e Eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive e Eu vivo pelo Pai, também quem de verdade me come viverá por mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os antepassados comeram, pois eles morreram; quem come mesmo deste pão viverá eternamente.» Isto foi o que Ele disse em Cafarnaúm, ao ensinar na sinagoga.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Esta página evangélica introduz-nos na segunda parte do sermão de Jesus na sinagoga de Cafarnaum sobre o pão da vida. Quando as palavras de Jesus pedem o envolvimento de quem O escutava no próprio mistério de Jesus, eles interrompem-n'O e começam a murmurar contra Ele: "Como pode este homem dar-nos a sua carne a comer?". Sentem-se satisfeitos pela vida que conduzem. Apesar de não ser verdade. Quem está satisfeito não pede, quem está cheio do próprio "eu" não estende a mão. Na verdade, ainda que estivéssemos cheios e circundados de bens, de alimentos e de palavras, teríamos, de qualquer modo, sempre fome, fome de felicidade, de amor, de atenção, de ajuda. Deveríamos imitar os mais pobres que estendem a mão para pedir ajuda e fazem-no insistentemente. Numa sociedade que se julga satisfeita e consumista, mas que na realidade é frágil e está cheia de medos, eles podem tornar-se nos mestres para uma nova vida. Fazem emergir aquilo que nós somos interiormente: mendigos de amor e de atenção. Os pobres têm fome e não só de pão, mas também de amor. E nós também. Jesus continua a dizer-nos: "Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu sangue, não tereis a vida em vós". Para ter a vida não basta desejar, não basta perceber, é necessário comer, alimentar-se do Evangelho e do amor dos irmãos. É preciso tornarmo-nos mendigos de um pão que o mundo não sabe produzir e que, de qualquer modo, não sabe dar. A mesa da Eucaristia é-nos dada gratuitamente, todos nós podemos participar nela. E, sempre que o fazemos, antecipamos o Céu na Terra. À volta do altar encontramos aquilo que nos sacia e nos dessedenta hoje e para sempre. E com este alimento, descobrimos o que é a vida eterna, aquela que vale a pena de ser vivida: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em Mim e Eu vivo nele". Por isso, os Antepassados diziam que os cristãos "vivem conforme o domingo", precisamente, com a lógica da Eucaristia, de Jesus que veio para servir e para fazer crescer o amor entre os homens.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO