ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória de Shahbaz Bhatti, ministro das minorias no Paquistão, cristão, morto em 2011 pelos terroristas pelo seu empenho na procura da paz e do diálogo. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 2 de Março

Memória de Shahbaz Bhatti, ministro das minorias no Paquistão, cristão, morto em 2011 pelos terroristas pelo seu empenho na procura da paz e do diálogo.


Leitura da Palavra de Deus

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

São Mateus 23,1-12

Então, Jesus falou assim à multidão e aos seus discípulos: «Os doutores da Lei e os fariseus instalaram-se na cátedra de Moisés. Fazei, pois, e observai tudo o que eles disserem, mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles não põem nem um dedo para os deslocar. Tudo o que fazem é com o fim de se tornarem notados pelos homens. Por isso, alargam as filactérias e alongam as orlas dos seus mantos. Gostam de ocupar o primeiro lugar nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas. Gostam das saudações nas praças públicas e de serem chamados ‘mestres’ pelos homens. Quanto a vós, não vos deixeis tratar por ‘mestres’, pois um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos. E, na terra, a ninguém chameis ‘Pai’, porque um só é o vosso ‘Pai’: aquele que está no Céu. Nem permitais que vos tratem por ‘doutores’, porque um só é o vosso ‘Doutor’: Cristo. O maior de entre vós será o vosso servo. Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.

 

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

O trecho evangélico divide-se em duas partes; na primeira, Jesus ataca os doutores da Lei e os fariseus. Acusa-os de não serem verdadeiros pastores do povo de Deus. Como o seu comportamento, eles contradizem a fé que professam, impondo às pessoas "pesados fardos, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo". Fazem de tudo para se porem à mostra. Gostam de alargar as filactérias mas não seguem o que elas contêm. As filactérias eram pequenas caixas que continham pequenos rolos de pergaminho onde estão escritas algumas passagens bíblicas e que são colocadas (para recordar o que está lá escrito) e atadas no braço esquerdo (para se pôr em prática aquelas palavras). Mas tinham-se tornado apenas num costume exterior que amiúde, traía o próprio conteúdo das palavras que lá estavam guardadas. E Jesus continua: "Alongam as franjas", isto é, as pequenas tranças de tecido com um pequeno cordão arroxeado e azul nos quatro cantos da roupa exterior, mas não vivem o seu significado. Está escrito: "Vendo essas borlas, lembrar-vos-eis dos mandamentos do Senhor e cumpri-los-eis" (Nm 15, 39). Também Jesus as usava. Mas os fariseus alongavam-nas sem, no entanto, crescerem na misericórdia. Por isso Jesus diz à multidão: fazei o que eles dizem, mas não o que eles fazem. A mesma reflexão é feita sobre a mania que eles tinham de pretender os primeiros lugares nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas. Na segunda parte do trecho, Jesus polemiza contra os títulos "académicos" e oficiais que os doutores da Lei e os sacerdotes exigiam do povo e dos seus seguidores. Entre os títulos, Jesus realça o mais conhecido: "Rabi", isto é, "mestre". Jesus realça a primazia absoluta da Palavra de Deus. Todos os crentes estão submetidos a Ela: devem acolhê-l'A com fé, proclamá-l'A com generosidade e vivê-l'A de maneira radical sempre e em todo o lado. A paternidade de Deus sobre a nossa vida provém da própria paternidade do Evangelho. E descobriremos que a verdadeira alegria e a verdadeira grandeza estão no sermos servos da Palavra de Deus: ao escutá-l'A com fé e ao proclamá-l'A a todos até aos confins da Terra. Imitando-O, Ele que é manso e humilde de coração.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO