ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias

Oração com os santos

Jornada europeia de Memória da Shoah. Libertação do Campo de concentração de Auschwitz. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 27 de Janeiro

Jornada europeia de Memória da Shoah. Libertação do Campo de concentração de Auschwitz.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 4,1-20

De novo começou a ensinar à beira-mar. Uma enorme multidão vem agrupar-se junto dele e, por isso, sobe para um barco e senta-se nele, no mar, ficando a multidão em terra, junto ao mar. Ensinava-lhes muitas coisas em parábolas e dizia nos seus ensinamentos: «Escutai: o semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho e vieram as aves e comeram-na. Outra caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra e logo brotou, por não ter profundidade de terra; mas, quando o sol se ergueu, foi queimada e, por não ter raiz, secou. Outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, sufocaram-na, e não deu fruto. Outra caiu em terra boa e, crescendo e vicejando, deu fruto e produziu a trinta, a sessenta e a cem por um.» E dizia: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça.» Ao ficar só, os que o rodeavam, juntamente com os Doze, perguntaram-lhe o sentido da parábola. Respondeu: «A vós é dado conhecer o mistério do Reino de Deus; mas, aos que estão de fora, tudo se lhes propõe em parábolas, para que
ao olhar, olhem e não vejam,
ao ouvir, oiçam e não compreendam,
não vão eles converter-se e ser perdoados.» E acrescentou: «Não compreendeis esta parábola? Como compreendereis então todas as outras parábolas? O semeador semeia a palavra. Os que estão ao longo do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; e, mal a ouvem, chega Satanás e tira a palavra semeada neles. Do mesmo modo, os que recebem a semente em terreno pedregoso, são aqueles que, ao ouvirem a palavra, logo a recebem com alegria, mas não têm raiz em si próprios, são inconstantes e, quando surge a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, logo desfalecem. Outros há que recebem a semente entre espinhos; esses ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e as restantes ambições entram neles e sufocam a palavra, que fica infrutífera. Aqueles que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, a recebem, dão fruto e produzem a trinta, a sessenta e a cem por um.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus encontra-Se, de novo, nas margens do lago da Galileia. E aqui, mais uma vez, uma "multidão", escreve Marcos, se reúne em volta d'Ele. O Evangelho de Marcos, no quarto capítulo, reúne várias parábolas. A parábola do semeador é a primeira que Jesus profere. É uma das mais conhecidas e importantes do Evangelho. E a razão é clara desde a primeira palavra que Jesus profere: "Escutai!". Com efeito, a escuta é decisiva quando estamos diante de Jesus. Jesus considera esta parábola - a famosa parábola do semeador - tão importante ao ponto de dizer aos Seus discípulos que se não conseguem compreender esta, não conseguirão compreender também as outras. Desta vez Jesus explica directamente o sentido da parábola. Inicia com aquela afirmação e icástica: "Um homem saiu para semear". E, depois, descreve a sementeira. O que ressalta na narração é, antes de mais, a generosidade do semeador: atira a semente para todos os lados e generosamente, apesar de estar na presença de terrenos duros e pouco acolhedores. É evidente o contraste entre a generosidade do semeador e o não acolhimento por parte dos vários terrenos: varia desde a beira do caminho, ao terreno pedregoso, àquele bom. Mas devemos estar atentos. Os diferentes terrenos representam as diferentes categorias de pessoas. De facto, cada um de nós representa os vários terrenos. Às vezes, o nosso coração é como a berma da estrada, duro e impenetrável. São os momentos daquele individualismo exasperado e impenetrável. A Palavra de Deus é anunciada incessantemente mas nós não deixamos que Ela abra uma brecha no nosso coração. E, assim, para nós, tudo continua como sempre. Felizmente que o semeador sai sempre para semear. E poderá encontrar um coração mais disponível. Outras vezes, o nosso coração está de tal maneira cheio de preocupações por nós mesmos que o Evangelho é sufocado pelos espinhos e a semente recebida nem sequer consegue brotar. Outras vezes, estamos mais atentos em acolher a Palavra de Deus: e eis, então, brotar os frutos de amor, de bem, de misericórdia, de solidariedade, provavelmente não todos com a mesma intensidade. E, também aqui, a graça está no semeador que continua a semear a Palavra de Deus. A disponibilidade em escutar a Palavra com o coração aberto e disponível, corresponde ao terreno arado e pronto para acolher a semente. A semente é sempre algo de pequeno, precisamente como o Evangelho, e necessita de ser acolhido, meditado e posto em prática. Jesus continua a semear ainda hoje. E generosamente. Felizes nós se a acolhermos e a fizermos crescer. Os frutos são preciosos para nós e para o mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO