ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

III do tempo comum
Festa da Palavra de Deus. Oração pela unidade dos cristãos. Memória particular das comunidades cristãs na Europa e nas Américas.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 24 de Janeiro

III do tempo comum
Festa da Palavra de Deus. Oração pela unidade dos cristãos. Memória particular das comunidades cristãs na Europa e nas Américas.


Primeira Leitura

Jonas 3,1-5.10

A palavra do Senhor foi dirigida pela segunda vez a Jonas, nestes termos: «Levanta-te e vai a Nínive, à grande cidade e apregoa nela o que Eu te ordenar.» Jonas levantou-se e foi a Nínive, segundo a ordem do Senhor. Nínive era uma cidade imensamente grande, e eram precisos três dias para a percorrer. Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: «Dentro de quarenta dias Nínive será destruída.» Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, ordenaram um jejum e vestiram-se de saco, do maior ao menor. Deus viu as suas obras, como se convertiam do seu mau caminho, e, arrependendo-se do mal que tinha resolvido fazer-lhes, não lho fez.

Salmo responsorial

Salmo 24 (25)

 De David.
Para ti, Senhor, elevo o meu espírito.

 Meu Deus, em ti confio: não seja confundido,
nem escarneçam de mim os inimigos.

Pois os que esperam em ti não serão confundidos;
mas sejam confundidos os que atraiçoam sem motivo.

Mostra-me, Senhor, os teus caminhos
e ensina-me as tuas veredas.

 Dirige-me na tua verdade e ensina-me,
porque Tu és o Deus meu salvador.
Em ti confio sempre.

 Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e do teu amor,
pois eles existem desde sempre.

Não recordes os meus pecados de juventude e os meus delitos.
Lembra-te de mim, Senhor,
pelo teu amor e pela tua bondade.

 O Senhor é bom e justo;
por isso ensina o caminho aos pecadores,

 guia os humildes na justiça
e dá-lhes a conhecer o seu caminho.

Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade,
para os que guardam a sua aliança e os seus preceitos.

 Por amor do teu nome, Senhor,
perdoa o meu pecado, pois é muito grande.

 Quem é o homem que teme ao Senhor?
Ele lhe ensinará o caminho a seguir.

A sua vida decorrerá feliz,
e os seus descendentes possuirão a terra.

 O Senhor comunica os seus segredos aos que o temem
e dá-lhes a conhecer a sua aliança.

Os meus olhos estão sempre postos no Senhor,
porque Ele tira os meus pés da armadilha.

Volta-te para mim, Senhor, e tem compaixão,
porque me encontro só e abandonado.

 Afasta as angústias do meu coração
e livra-me das minhas angústias.

 Vê a minha miséria e o meu sofrimento
e perdoa todos os meus pecados.

 Vê como são numerosos os meus inimigos
e como sentem por mim um ódio implacável.

 Guarda a minha vida e salva-me.
Eu confio em ti, não me deixes ficar envergonhado.

 Que a honestidade e a rectidão me protejam,
pois em ti confiei.

 Ó Deus, livra Israel
de todas as suas angústias!

Segunda Leitura

I Coríntios 7,29-31

Eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. De agora em diante, os que têm mulher, vivam como se não a tivessem; e os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; os que usam deste mundo, como se não o usufruíssem plenamente. Porque este mundo de aparências está a terminar.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 1,14-20

Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, e proclamava o Evangelho de Deus, dizendo: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho.» Passando ao longo do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens.» Deixando logo as redes, seguiram-no. Um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco a consertar as redes, e logo os chamou. E eles deixaram no barco seu pai Zebedeu com os assalariados e partiram com Ele.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

Celebra-se hoje, a Festa da Palavra. Uma festa particularmente significativa que afunda as suas raízes no Concílio Vaticano II. Os padres conciliares tinham auspiciado que a Bíblia regressasse para as mãos dos fiéis, de todos os fiéis. Na igreja de Santo Egídio, os dois altares laterais - o da Palavra de Deus com as Bíblias nas várias línguas e o dos pobres com as cruzes - estão um diante do outro. Eles recordam-nos a fidelidade a estes dois cultos inseparáveis, dois amores indispensáveis. Para além da festa da Palavra, o Papa Francisco quis que se celebrasse todos os anos também a festa dos pobres. Esta festa da Palavra cai no terceiro domingo do tempo comum em que a Liturgia propõe o início da pregação de Jesus. A outra, a dos pobres, fecha o ano litúrgico com o penúltimo domingo. Duas festas que nos recordam o ano da Igreja como seguimento de Jesus, desde o início do Seu ministério até à plenitude do Reino.
O Evangelho que nos foi anunciado leva-nos - podemos assim dizer - para a origem desta festa. A palavra do profeta tinha sido encarcerada por Herodes. Aquela voz que gritava no deserto, já não ecoava. Mas Jesus começa das palavras de João Baptista: "O tempo já se cumpriu e o Reino de Deus está próximo: convertei-vos e acreditai na Boa Notícia". A conversão inicia quando o Evangelho chega ao coração. Daqui inicia uma vida nova. De facto, desde aquele dia à beira-mar da Galileia até hoje - é o testemunho ininterrupto da Igreja - a Palavra de Deus continua a transformar os corações e a torná-los bons e fortes em prol do bem. Simão e André, Tiago e João, acolheram o convite de Jesus, seguiram-n'O tornando-se assim Seus discípulos. Escutaram-n'O dois a dois e, juntos - ainda que apenas quatro - seguiram o Mestre. É assim sempre. Jesus não lhes fez um discurso refinado. Falou-lhes numa linguagem que eles, pescadores, podiam entender imediatamente: "Segui-Me, farei de vós pescadores de homens". Compreenderam que os tinha chamado para uma nova pesca e, eles, "abandonaram imediatamente as redes e seguiram-n'O". O Evangelho, escutado em comunhão, dois a dois, criou aquela pequena fraternidade que chegou até nós.
Aquela antiga cena - narrada com sobriedade como que a realçar a exemplaridade - é-nos proposta nesta Festa da Palavra. O Senhor chama-nos novamente para nos transformarmos de novo pescadores de homens no mar das numerosas e populosas Galileias deste mundo. Chama-nos com uma urgência nova, para uma generosidade mais audaz e criativa. Muitos aguardam por uma palavra que toque o coração deles. O Senhor pede-nos que frequentemos ainda mais a Palavra de Deus e que a escutemos juntos: e cresceremos todos na inteligência e no amor do Senhor e dos pobres.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO