ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Oração pela unidade dos cristãos. Memória particular das comunidades cristãs em África. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 23 de Janeiro

Oração pela unidade dos cristãos. Memória particular das comunidades cristãs em África.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 3,20-21

Tendo Jesus chegado a casa, de novo a multidão acorreu, de tal maneira que nem podiam comer. E quando os seus familiares ouviram isto, saíram a ter mão nele, pois diziam: «Está fora de si!»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus regressa a Cafarnaum, a casa de Simão. E, como sempre acontecia, logo se reúne à volta d'Ele uma grande multidão insistente, ao ponto de Lhe impedir até mesmo de comer. E Jesus comove-Se sempre por aquela gente. Não desiste. Parece que não descansa só para socorrer e consolar. É uma cena evangélica que escandaliza a preguiça que muitas vezes marca a nossa vida. Quantas vezes nos deixamos levar pelos nossos ritmos pessoais, que satisfazem as nossas exigências, negligenciando completamente a consideração de que os outros também precisam de ajuda? Não devemos é ser sempre e só nós o metro dos nossos dias e das nossas preocupações. O egocentrismo, a concentração sobre nós mesmos significa trair a missão que Jesus nos confiou. As multidões de hoje, os pobres, os doentes, as pessoas sozinhas são os homens e as mulheres que Jesus confiou nas nossas mãos. Respondemos por eles em primeira pessoa. "Ficou louco" dizem d'Ele os parentes. Jesus conheceu directamente essas acusas. Desde a infância, também Maria e José Lhe disseram isso, quando, ainda com doze anos, ficou no Templo a discutir com os doutores da Lei. E quando os pais que O procuravam preocupados, O censuraram por essa escolha, segundo eles, inoportuna, respondeu: "Não sabíeis que Eu devo estar na casa do meu Pai?". Os Seus parentes que se tinham reunido em Cafarnaum, naquele dia, chegam ao ponto de afirmar que "ficou louco", que não está em Si. E tentam levá-l'O para O reconduzirem para uma vida normal. O Evangelho é, pelo contrário, como um fogo que queima e que movimenta. É a força do amor que leva sempre a "sair" de nós mesmos, do nosso pequeno horizonte para acolher o de Deus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO