ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Todos os Santos
Palavra de deus todos os dias

Todos os Santos

Dia de Todos os Santos
Memória de todos os Santos, cujos nomes estão escritos no Céu. Em comunhão com eles dirigimo-nos ao Senhor reconhecendo ser Seus filhos.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Todos os Santos
Domingo, 1 de Novembro

Dia de Todos os Santos
Memória de todos os Santos, cujos nomes estão escritos no Céu. Em comunhão com eles dirigimo-nos ao Senhor reconhecendo ser Seus filhos.


Primeira Leitura

Apocalipse 7,2-4.9-14

Depois, vi outro anjo que subia do Oriente, levando o selo do Deus vivo e gritando com voz forte aos quatro anjos, aos quais fora dado o poder de danificar a terra e o mar. E dizia: «Não danifiqueis a terra nem o mar nem as árvores, até que tenhamos marcado com um selo a fronte dos servos do nosso Deus.» Ouvi também o número dos que foram assinalados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel: Depois disto, apareceu na visão uma multidão enorme que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé com túnicas brancas diante do trono e diante do Cordeiro, e com palmas na mão. Aclamavam em alta voz:
«A salvação pertence ao nosso Deus,
que está sentado no trono,
e ao Cordeiro.»

E todos os anjos, que estavam de pé à volta do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes, prostraram-se diante do trono, com a face por terra, e adoraram a Deus, aclamando:
«Ámen!
O louvor, a glória, a sabedoria,
a acção de graças, a honra, o poder e a força
devem ser dados ao nosso Deus
pelos séculos do séculos.
Ámen!»

Então, um dos seres viventes tomou a palavra e disse-me: «Estes, que estão vestidos de túnicas brancas, quem são e donde vieram?» Eu respondi-lhe: «Meu senhor, tu é que sabes.» Ele disse-me: «Estes são os que vêm da grande tribulação; lavaram as suas túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro.

Salmo responsorial

Salmo 23 (24)

 Salmo de David.
Ao Senhor pertence a terra e o que nela existe,
o mundo inteiro e os que nele habitam;

pois Ele a fundou sobre os mares
e a consolidou sobre os abismos.

 Quem poderá subir à montanha do Senhor
e apresentar-se no seu santuário?

O que tem as mãos inocentes e o coração limpo,
o que não ergue o espírito para as coisas vãs,
nem jura pelo que é falso.

 Este há-de receber a bênção do Senhor
e a recompensa de Deus, seu salvador.

Esta é a geração dos que o procuram,
dos que buscam a face do Deus de Jacob.

 ó portas, levantai os vossos umbrais!
Alteai-vos, pórticos eternos,
que vai entrar o rei glorioso.

 Quem é esse rei glorioso?
É o Senhor, poderoso herói,
o Senhor, herói na batalha.

 Ó portas, levantai os vossos umbrais!
Alteai-vos, pórticos eternos,
que vai entrar o rei glorioso.

Quem é Ele, esse rei glorioso?
É o Senhor do universo!
É Ele o rei glorioso.

Segunda Leitura

I São João 3,1-3

Vede que amor tão grande o Pai nos concedeu, a ponto de nos podermos chamar filhos de Deus; e, realmente, o somos! É por isso que o mundo não nos conhece, uma vez que o não conheceu a Ele. Caríssimos, agora já somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. O que sabemos é que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é. Todo o que tem esta esperança em Deus, torna-se puro, como Ele, que é puro.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 5,1-12

Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo:

«Felizes os pobres em espírito,
porque deles é o Reino do Céu.

Felizes os que choram,
porque serão consolados.

Felizes os mansos,
porque possuirão a terra.

Felizes os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.

Felizes os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.

Felizes os puros de coração,
porque verão a Deus.

Felizes os pacificadores,
porque serão chamados filhos de Deus.

Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça,
porque deles é o Reino do Céu.

Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

Hoje é o dia de Todos os Santos. O Apocalipse dá-nos a possibilidade de os contemplar: "vi uma grande multidão, que ninguém podia contar: gente de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam todos de pé diante do trono e diante do Cordeiro. Vestiam vestes brancas e traziam palmas na mão". São homens e mulheres provenientes de todas as nações e povos, todos diferentes por histórias e pertenças, mas todos acolheram a misericórdia de Deus e perseveraram no caminho do Evangelho. É um povo grande, imenso, que agora habita naquela Casa do Pai, com muitas moradas, para onde Jesus ressuscitado foi para preparar um lugar para todos. Não é um povo que está separado de nós num mundo longínquo e inacessível. Esta festa ajuda-nos a compreender que a santidade não inicia logo após a morte, mas antes, a partir do momento em que começamos a fazer parte da "familia Dei", a partir do momento em que somos "separados" (é este o significado da palavra "santo") do destino de pecado e de morte, e participamos no povo santo de Deus. O apóstolo João, na sua primeira carta, recorda aos discípulos, muitas vezes esquecidos, esta extraordinária dádiva que receberam gratuitamente do Senhor: "vede que prova de amor o Pai nos deu chamando-nos filhos de Deus. E somo-lo de facto!... Amados, desde agora já somos filhos de Deus, embora ainda não se tenha tornado claro o que vamos ser". Somos desde já, filhos de Deus, precisamente, porque fomos acolhidos entre o Seu povo, porque gerados por esta Mãe que continua a debruçar-se afectuosa e pacientemente sobre nós para nos conduzir para o alto, para o Céu, para o povo santo que está diante do Senhor. A Igreja acompanha-nos todos os dias, no caminho da misericórdia, incansavelmente reúne-nos para a oração nos muitos espaços espalhados pelo mundo e faz-nos olhar para cima, para o Céu de Deus, como que a nos fazer saborear desde já, aquilo que seremos amanhã. A santidade não é um caminho particular, não é um prémio por conquistas ou méritos pessoais, não é um caminho individual.
Contemplando o rosto da Igreja ainda peregrina na Terra, mas que já tem numerosíssimos filhos no Céu, veremos os rostos dos irmãos e das irmãs que nos foram dados, cruzamos o olhar dos pobres e dos humildes que o Senhor nos pede para amarmos e para servirmos como irmãos e irmãs. É verdade, esta Mãe (a Igreja) e os pobres são o rosto visível na Terra daquele povo santo que já alcançou o Céu. Nesta visão enquadram-se os nossos pensamentos, as nossas acções, as nossas escolhas, os nossos projectos, porque é este o povo santo de Deus. Caminhar com este povo significa caminhar na via da santidade. Santo não é aquele que nunca peca. Santo não é aquele que se julga justo. Santo é aquele que nunca abandona esta Mãe, testemunhando o amor, agindo em prol da justiça e da paz, olhando com olhos misericordiosos e comovidos os pobres e os humildes. Santo também é o pecador que se ajoelha diante do Senhor e chora pelo próprio pecado. Eis porque todos, deveras todos, podemos ser santos. Nós, pecadores, somos santos quando nos deixamos amar por esta Mãe.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO