ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 24 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Efésios 4,7-16

Mas, a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo. Por isso se diz:
Ao subir às alturas,
levou cativos em cativeiro,
deu dádivas aos homens.

Ora, este «subiu» que quer dizer, senão que também desceu às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é precisamente o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, a fim de encher o universo. E foi Ele que a alguns constituiu como Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, em ordem a preparar os santos para uma actividade de serviço, para a construção do Corpo de Cristo, até que cheguemos todos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao homem adulto, à medida completa da plenitude de Cristo. Assim, deixaremos de ser crianças, batidos pelas ondas e levados por qualquer vento da doutrina, ao sabor do jogo dos homens, da astúcia que maliciosamente leva ao erro; antes, testemunhando a verdade no amor, cresceremos em tudo para aquele que é a cabeça, Cristo. É a partir dele que o Corpo inteiro, bem ajustado e unido, por meio de toda a espécie de articulações que o sustentam, segundo uma força à medida de cada uma das partes, realiza o seu crescimento como Corpo, para se construir a si próprio no amor.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Depois de ter evidenciado a indispensável unidade da Igreja, o apóstolo desloca agora a própria atenção para cada crente. E mostra que a unidade não significa monotonia e uniformidade. "Cada um de nós", escreve Paulo, recebe um dom particular para estar ao serviço da comunidade. Portanto, cada discípulo tem a responsabilidade para com o próximo e para com toda a comunidade. É este o significado de uma Igreja não "clerical", mas popular, isto é, onde todos têm a responsabilidade do todo, cada um conforme os dons recebidos. Ninguém se pode sonegar à responsabilidade para com todo o corpo da Igreja. O apóstolo, retomando a frase do Salmo: "distribuiu dons aos homens" (Sl 68), elenca alguns dons que o Senhor distribui aos crentes: há os apóstolos, que são o fundamento da Igreja; os profetas, isto é, os homens do Espírito que tornam viva a Palavra; depois, os evangelistas, que anunciam o Evangelho; por fim os pastores e os mestres que têm a responsabilidade de guia pastoral da comunidade e do ensino. Todos estes dons foram dados "para preparar os cristãos (a comunidade) para o trabalho do ministério que constrói o Corpo de Cristo". A função dos carismas é, portanto, a de "preparar" os cristãos, isto é, torná-los capazes de edificar o Corpo de Cristo que é "morada de Deus, por meio do Espírito". E nesta obra de serviço, cada um chega a ser "o homem perfeito". Portanto, a perfeição não consiste na realização de nós mesmos, mas em alcançar a estatura de Cristo. "Já não seremos crianças" - diz o apóstolo aos cristãos de Éfeso - isto é, imaturos e sacudidos como num navio à mercê das ondas ou enganados por falsos mestres. A maturidade da fé consiste em "dizer a verdade no amor", isto é, em viver o Evangelho juntamente com toda a comunidade dos discípulos. Não basta conhecer, é necessário amar, ou seja, dar a própria vida pelo próximo. O amor faz resplandecer a verdade e faz crescer a Igreja.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO