ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Memória de São Venceslau, (+929) venerado como mártir na Boémia. Memória de William Quijano, jovem salvadorenho da Comunidade de Santo Egídio, morto em 2009 pela violência das maras. Os hebreus celebram o Yom Kippur (Dia da expiação) Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 28 de Setembro

Memória de São Venceslau, (+929) venerado como mártir na Boémia. Memória de William Quijano, jovem salvadorenho da Comunidade de Santo Egídio, morto em 2009 pela violência das maras. Os hebreus celebram o Yom Kippur (Dia da expiação)


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Job 1,6-22

Um dia em que os filhos de Deus se apresentavam diante do Senhor, o acusador, Satan, foi também junto com eles. O Senhor disse-lhe: «Donde vens tu?» Satan respondeu: «Venho de dar uma volta ao mundo e percorrê-lo todo.» O Senhor disse-lhe: «Reparaste no meu servo Job? Não há ninguém como ele na terra: homem íntegro, recto, que teme a Deus e se afasta do mal.» Satan respondeu ao Senhor: «Porventura Job teme a Deus desinteressadamente? Não rodeaste Tu com uma cerca protectora a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoaste o trabalho das suas mãos, e os seus rebanhos cobrem toda a região. Mas se estenderes a tua mão e tocares nos seus bens, verás que te amaldiçoará, mesmo na tua frente.» Então, o Senhor disse a Satan: «Pois bem, tudo o que ele possui deixo-o em teu poder, mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa.» E Satan saiu da presença do Senhor. Ora, um dia em que os filhos e filhas de Job estavam à mesa, e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, um mensageiro foi dizer a Job: «Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles. De repente, apareceram os sabeus, roubaram tudo e passaram os servos a fio de espada. Só escapei eu para te trazer a notícia.» Estava ainda este a falar, quando chegou outro e disse: «Um fogo terrível caiu do céu; queimou e reduziu a cinzas ovelhas e pastores. Só escapei eu para te trazer a notícia.» Falava ainda este, e eis que chegou outro e disse: «Os caldeus, divididos em três grupos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos, depois de terem passado os servos a fio de espada. Só eu consegui escapar, para te trazer a notícia.» Ainda este não acabara de falar, e eis que entrou outro e disse: «Os teus filhos e as tuas filhas estavam a comer e a beber vinho na casa do irmão mais velho quando, de repente, um furacão se levantou do outro lado do deserto e abalou os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens. Morreram todos. Só eu consegui escapar, para te trazer a notícia.» Então, Job levantou-se, rasgou as vestes e rapou a cabeça. Depois, prostrado por terra em adoração, disse:
«Saí nu do ventre da minha mãe
e nu voltarei para lá.
O Senhor mo deu, o Senhor mo tirou;
bendito seja o nome do Senhor!»

Em tudo isto, Job não cometeu pecado, nem proferiu contra Deus nenhuma insensatez.


 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Com este trecho, inicia a leitura do livro de Job. Os primeiros dois capítulos apresentam Job como um modelo de vida: era "íntegro e recto, que temia a Deus e evitava o mal". O autor mostra a integridade e a serenidade da vida de um homem que tinha feito do "temor de Deus" o fundamento da sua acção. O próprio Deus alegra-Se e, quase com orgulho, fala de Job a todos os que fazem de mensageiros com a humanidade, os "filhos de Deus" (os anjos) e, sobretudo, a Satã, "o adversário". O Senhor alegra-Se pelo bem de Job; não sucede o mesmo com Satã que se sente enfastiado perante este homem justo, a quem tudo parece correr bem. Não será só o bem-estar de Job, o motivo da sua fidelidade a Deus e da sua rectidão? Satã quase que se insinua entre Deus e os homens para semear dúvidas sobre o bem, sobre a alegria e sobre a serenidade daquele homem justo, temeroso de Deus. É a inveja do mal pelo bem do homem, pela presença benévola de Deus na História. A sua função parece ser a de passear pela Terra para pôr em discussão todo aquele que faz o bem, tal como diz a primeira Carta de Pedro: "Pois o diabo, vosso inimigo, anda ao redor de vós, como um leão que ruge, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, permanecendo firmes na fé" (1Pd 5, 9). Saberá Job resistir ao mal? Esta é a pergunta que Satã faz ao Senhor. Assim, Satã atinge Job naquilo que ele possui, num crescendo de privações e de sofrimentos: em primeiro lugar, Job é privado de todos os seus bens e depois, dos seus próprios filhos e filhas. Mas Job não amaldiçoa Deus, não Lhe atribui a causa do mal que o atingiu, antes pelo contrário, a sua resposta continua a surpreender: "Nu saí do ventre de minha mãe, e nu para ele voltarei. O Senhor tudo me deu e o Senhor tudo me tirou. Bendito seja o nome do Senhor".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO