ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Festa da Transfiguração
Palavra de deus todos os dias

Festa da Transfiguração

Festa da transfiguração do Senhor.
Festa da Transfiguração do Senhor no monte Tabor.
Recordação de Hiroshima no Japão, onde foi lançada em 1945 a primeira bomba atómica.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Festa da Transfiguração
Quinta-feira, 6 de Agosto

Festa da transfiguração do Senhor.
Festa da Transfiguração do Senhor no monte Tabor.
Recordação de Hiroshima no Japão, onde foi lançada em 1945 a primeira bomba atómica.


Primeira Leitura

Daniel 7,9-10.13-14

«Continuava eu a olhar, até que foram preparados uns tronos, e um Ancião sentou-se. Branco como a neve era o seu vestuário, e os cabelos da cabeça eram como de lã pura; o trono era feito de chamas, com rodas de fogo flamejante. Corria um rio de fogo que jorrava da parte da frente dele. Mil milhares o serviam, dez mil miríades lhe assistiam.
O tribunal reuniu-se em sessão e foram abertos os livros.

Contemplando sempre a visão nocturna, vi aproximar-se, sobre as nuvens do céu, um ser semelhante a um filho de homem. Avançou até ao Ancião, diante do qual o conduziram. Foram-lhe dadas as soberanias, a glória e a realeza. Todos os povos, todas as nações e as gentes de todas as línguas o serviram. O seu império é um império eterno que não passará jamais, e o seu reino nunca será destruído.»

Salmo responsorial

Salmo 28 (29)

Salmo de David.
  Filhos de Deus, prestai ao Senhor,
prestai ao Senhor glória e honra.

 Prestai ao Senhor a glória do seu nome,
adorai o Senhor no seu átrio sagrado.

A voz do Senhor ressoa sobre as águas,
o Deus glorioso faz ecoar o seu trovão,
o Senhor está sobre a vastidão das águas.

 A voz do Senhor é poderosa,
a voz do Senhor é cheia de majestade.

 A voz do Senhor quebra os cedros,
o Senhor derruba os cedros do Líbano!

Ele faz saltar o Líbano como um novilho,
e o Sirion, como um bezerro.

 A voz do Senhor lança chispas de fogo,

 a voz do Senhor abala o deserto,
o Senhor faz tremer o deserto de Cadés.

 A voz do Senhor retorce os carvalhos,
despoja as árvores dos bosques.
No seu santuário todos exclamam: «Glória!»

 Para além do dilúvio, está sentado o Senhor;
o Senhor está sentado como rei eterno.

 O Senhor dá força ao seu povo;
o Senhor abençoa o seu povo com a paz.

Segunda Leitura

II São Pedro 1,16-19

De facto, demo-vos a conhecer o poder e a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, não por havermos ido atrás de fábulas engenhosas, mas por termos sido testemunhas oculares da sua majestade. Com efeito, Ele foi honrado e glorificado por Deus Pai, quando a excelsa Glória lhe dirigiu esta voz:
Este é o meu Filho, o meu muito Amado,
em quem Eu pus o meu encanto.

E esta voz, vinda do Céu, nós mesmos a ouvimos quando estávamos com Ele na montanha santa. E temos assim mais confirmada a palavra dos profetas, à qual fazeis bem em prestar atenção como a uma lâmpada que brilha num lugar escuro, até que o dia desponte e a estrela da manhã nasça nos vossos corações.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 17,1-9

Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os, só a eles, a um alto monte. Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Nisto, apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele. Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o.» Ao ouvirem isto, os discípulos caíram com a face por terra, muito assustados. Aproximando-se deles, Jesus tocou-lhes, dizendo: «Levantai-vos e não tenhais medo.» Erguendo os olhos, os discípulos apenas viram Jesus e mais ninguém. Enquanto desciam do monte, Jesus ordenou-lhes: «Não conteis a ninguém o que acabastes de ver, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

Celebramos hoje, a festa da Transfiguração de Jesus. Um dos episódios mais misteriosos do Evangelho. A Igreja - ciente da relação deste evento com o mistério da Cruz - coloca esta festa no dia 6 de Agosto, isto é, quarenta dias antes da festa da Exaltação da Cruz que se celebra no dia 14 de Setembro. Há uma estreita relação entre o rosto do crucifixo e o do Tabor: os dois, estão caracterizados pelo amor. Um amor que se oferece até à morte e que, precisamente por isso, se transfigura. Jesus queria envolver neste mistério os três discípulos mais chegados. O início começa de uma amizade que no Tabor, perante o que está a acontecer, se manifesta nestas palavras de Pedro: "É bom ficarmos aqui". Pedro descobre o sentido de uma vida completamente diferente. É o espanto de quem experimenta que a vida de todos os dias não é bela, antes pelo contrário, é marcada por amarguras, incompreensões, agitações, incertezas, perguntas que, muitas vezes, ficam sem respostas. Será possível ter uma vida diferente? Estaremos nós condenados a repetirmo-nos sempre? A permanecer como que engessados nos nossos limites, defeitos, hábitos? E também a sociedade, o mundo, não estarão condenados à violência e à prepotência? O profeta Daniel - na leitura que escutámos - fala de uma visão nocturna onde o próprio Deus se manifesta na história. É uma profecia antiga que nos exorta a sair de uma resignação endurecida. O Evangelho vem ao nosso encontro e mostra-nos Jesus que se transfigura diante de nós. É a boa notícia de que existe um modo de viver diferente daquele que pensamos e que vemos. Certo, a memória da bomba atómica sobre Hiroshima recorda-nos as tragédias possíveis se o mundo não se consegue transfigurar. Nesse caso, corre o risco de se "desfigurar" de forma dramática, como naquele ano de guerra. Jesus transfigura-Se porque quer que nós e o mundo nos transfiguremos. E - querendo fazer apenas uma única reflexão - podemos dizer que a amizade com Jesus, o deixar-se amar por Ele, nos transfigura e nos permite de transfigurar também o mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO