ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Domingo de Pentecostes
Palavra de deus todos os dias

Domingo de Pentecostes

Domingo de Pentecostes Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Domingo de Pentecostes
Domingo, 31 de Maio

Domingo de Pentecostes


Primeira Leitura

Actos dos Apóstolos 2,1-11

Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. Ora, residiam em Jerusalém judeus piedosos provenientes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou estupefacta, pois cada um os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam: «Mas esses que estão a falar não são todos galileus? Que se passa, então, para que cada um de nós os oiça falar na nossa língua materna? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma, judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!»

Salmo responsorial

Salmo 103 (104)

Bendiz, ó minha alma, o Senhor!
Senhor, meu Deus, como Tu és grande!
Estás revestido de esplendor e majestade!

Estás envolto num manto de luz
e estendeste os céus como um véu.

Fixaste sobre as águas a tua morada,
fazes das nuvens o teu carro,
caminhas sobre as asas do vento.

Fazes dos ventos teus mensageiros,
e dos relâmpagos, teus ministros.

Fundaste a terra sobre bases sólidas,
ela mantém-se inabalável para sempre.

Tu a cobriste com o manto do abismo
e as águas cobriram as montanhas;

mas, à tua ameaça, elas fugiram,
ao fragor do teu trovão, estremeceram.

Ergueram-se as montanhas, cavaram-se os vales
nos lugares que lhes determinaste.

Puseste limites às águas, para não os ultrapassarem,
e nunca mais voltarem a cobrir a terra.

Transformas as fontes em rios,
que serpenteiam entre as montanhas.

Eles dão de beber a todos os animais selvagens,
neles matam a sede os veados dos montes.

Os pássaros do céu vêm morar nas suas margens;
ali chilreiam entre a folhagem.

Das tuas altas moradas regas as montanhas;
com a bênção da chuva sacias a terra.

Fazes germinar a erva para o gado
e as plantas úteis para o homem,
para que da terra possa tirar o seu alimento:

o vinho, que alegra o coração do homem,
o azeite, que lhe faz brilhar o rosto,
e o pão, que lhe robustece as forças.

Matam a sua sede as árvores do Senhor,
os cedros do Líbano que Ele plantou.

Nelas fazem ninho as aves do céu;
a cegonha constrói a sua casa nos ciprestes.

Os altos montes são abrigo para as cabras,
e os rochedos, para os animais roedores.

A Lua cumpre as várias estações
e o Sol conhece o seu ocaso.

Tu estendes as trevas e faz-se noite,
nela vagueiam todos os animais da selva.

Rugem os leões em busca da presa,
pedindo a Deus o seu alimento.

Mas, ao nascer do Sol, logo se retiram,
para se recolherem nos seus covis.

Então o homem sai para o trabalho
e moureja até anoitecer.

Senhor, como são grandes as tuas obras!
Todas elas são fruto da tua sabedoria!
A terra está cheia das tuas criaturas!

Lá está o mar, grande e vasto,
onde se agitam inúmeros seres,
animais grandes e pequenos.

Nele passam os navios e ainda o Leviatan,
monstro que Tu criaste, para ali brincar.

Todos esperam de ti
que lhes dês comida a seu tempo.

Dás-lhes o alimento, que eles recolhem,
abres a tua mão e saciam-se do que é bom.

Se deles escondes o rosto, ficam perturbados;
se lhes tiras o alento, morrem
e voltam ao pó donde saíram.

Se lhes envias o teu espírito, voltam à vida.
E assim renovas a face da terra.

Glória ao Senhor por toda a eternidade!
Que o Senhor se alegre em suas obras!

Ele olha para a terra e ela estremece,
toca nos montes e eles fumegam.

Cantarei ao Senhor, enquanto viver;
louvarei o meu Deus, enquanto existir.

Que o meu cântico lhe seja agradável,
pois no Senhor encontro a minha alegria.

Desapareçam da terra os pecadores!
Os ímpios deixem de existir!
Bendiz, ó minha alma, o Senhor!
Aleluia!

Segunda Leitura

I Coríntios 12,3-7.12-13

Por isso, quero que saibais que ninguém, falando sob a acção do Espírito Santo, pode dizer: «Jesus seja anátema», e ninguém pode dizer: «Jesus é Senhor», senão pelo Espírito Santo. Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito, para proveito comum. Pois, como o corpo é um só e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um só corpo, assim também Cristo. De facto, num só Espírito, fomos todos baptizados para formar um só corpo, judeus e gregos, escravos ou livres, e todos bebemos de um só Espírito.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Quem não renasce pela água e pelo Espírito
não pode entrar no Reino de Deus.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 20,19-23

Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.» Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito do Senhor repousa sobre mim,
enviou-me a levar a Boa Nova aos pobres.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

"Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar" (Act 2, 1). Tinham passado cinquenta dias da Páscoa e os discípulos de Jesus, juntamente com Maria e as outras mulheres, estavam reunidos, como habitualmente faziam, no cenáculo. Na verdade, depois da Páscoa, os discípulos de Jesus não tinham deixado de se reunir sempre para rezar, escutar as Escrituras e viver em fraternidade. Esta tradição apostólica nunca se interrompeu até aos dias de hoje. Não só em Jerusalém, mas também em muitas outras cidades do mundo os cristãos continuam a reunir-se "todos juntos no mesmo lugar" para escutarem a Palavra de Deus, para se alimentarem do Pão da Vida e para continuarem a viver juntos na memória do Senhor.
Aquele dia de Pentecostes foi decisivo para os discípulos devido aos eventos que se verificaram tanto no cenáculo como fora. Narram os Actos que, à tarde, "de repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval que se abateu" na casa onde se encontravam os discípulos. Dentro do cenáculo, os discípulos estavam a passar por um verdadeiro terramoto que, apesar de ser fundamentalmente interior, envolveu visivelmente todos eles e o lugar onde se encontravam. Viram "línguas de fogo, que se espalharam e foram poisar sobre cada um deles e todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas". Foi para todos eles - desde os apóstolos, aos discípulos, às mulheres - uma experiência que lhes transformou profundamente.Mas aquele terramoto interior que transformou o coração dos discípulos repercutiu-se também fora. Aquela porta fechada abriu-se e os discípulos começaram a falar à multidão que entretanto se reunira. A longa e pormenorizada lista de povos quer significar a presença de todo o mundo: estão representados todos os povos. E enquanto os discípulos de Jesus falam, todos os presentes entendem na sua própria língua: "Cada um de nós na sua própria língua os ouve anunciar as maravilhas de Deus", dizem surpreendidos. A partir daquele dia, o Espírito do Senhor começou a superar limites que pareciam intransponíveis. O Pentecostes punha um ponto final a Babel. O Espírito Santo inaugurava um tempo novo, o tempo da comunhão e da fraternidade. É em Jerusalém - entre o cenáculo e a praça - que a Igreja tem origem: os discípulos, cheios de Espírito Santo, vencem o medo e começam a pregar. Jesus tinha-lhes dito: "Quando vier o Espírito da Verdade, Ele vos encaminhará para toda a verdade" (Jo 16, 13).
O Espírito veio e a partir daquele dia continua a conduzir os discípulos pelos caminhos do mundo. O apóstolo Paulo, na Carta aos Gálatas, escreve: "O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si" (Gl 5, 22). O mundo inteiro precisa desses frutos. O Pentecostes é o início da Igreja. O Espírito Santo também é derramado sobre nós para que possamos sair do nosso isolamento para testemunhar o amor do Senhor e anunciar o Seu Evangelho a todas as criaturas até aos confins da Terra.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO