ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Palavra de deus todos os dias

Domingo da Ascensão
Recordação de Nossa Senhora de Sheshan, santuário perto de Xangai. Oração pelos cristãos chineses.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Domingo, 24 de Maio

Domingo da Ascensão
Recordação de Nossa Senhora de Sheshan, santuário perto de Xangai. Oração pelos cristãos chineses.


Primeira Leitura

Actos dos Apóstolos 1,1-11

No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu. A eles também apareceu vivo depois da sua paixão e deu-lhes disso numerosas provas com as suas aparições, durante quarenta dias, e falando-lhes também a respeito do Reino de Deus. No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, «do qual - disse Ele - me ouvistes falar. João baptizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis baptizados no Espírito Santo.» Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?» Respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo.» Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: «Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu.»

Salmo responsorial

Salmo 46 (47)

Ao director do coro. Salmo dos filhos de Coré.

Povos todos, batei palmas,
aclamai a Deus com brados de alegria,

porque o Senhor, o Altíssimo, é temível;
Ele é o grande rei de toda a terra.

Ele submeteu os povos ao nosso poder,
pôs as nações a nossos pés.

Para nós escolheu a nossa herança,
a glória de Jacob, seu predilecto.

Deus subiu por entre aclamações,
o Senhor subiu ao som da trombeta.

Cantai a Deus, cantai!
Cantai ao nosso rei, cantai!

Pois Deus é o rei de toda a terra,
cantai-lhe um poema de louvor!

Deus reina sobre as nações,
Deus está sentado no seu trono santo.

Reuniram-se os príncipes dos povos
ao povo do Deus de Abraão.
Pois dependem de Deus os potentados da terra;
Ele está acima de todas as coisas!

Segunda Leitura

Efésios 1,17-23

Que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê o Espírito de sabedoria e vo-lo revele, para o conhecerdes; sejam iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes que esperança nos vem do seu chamamento, que riqueza de glória contém a herança que Ele nos reserva entre os santos e como é extraordinariamente grande o seu poder para connosco, os crentes, de acordo com a eficácia da sua força poderosa, que eficazmente exerceu em Cristo: ressuscitou-o dos mortos e sentou-o à sua direita, no alto do Céu, muito acima de todo o Poder, Principado, Autoridade, Potestade e Dominação e de qualquer outro nome que seja nomeado, não só neste mundo, mas também no que há-de vir. Sim, Ele tudo submeteu a seus pés e deu-o, como cabeça que tudo domina, à Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude daquele que tudo preenche em todos.


Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 28,16-20

Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda duvidavam. Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes:
«Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra.

Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,

ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

O evangelista Lucas narra a Ascensão como a última etapa da Sua presença visível entre os discípulos. Podemos também afirmar que com a Ascensão, a Páscoa chega à Sua realização. A partir daquele momento, os discípulos começaram o próprio caminho no mundo sem a presença visível de Jesus. Enquanto caminham com Ele em direcção de Betânia, perguntam-Lhe: "Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?". Era uma pergunta importante para a história. Naquela pergunta, juntamente com a justa espera de um mundo finalmente e definitivamente salvo, provavelmente se escondia também o desejo de não dever mais lutar contra as dificuldades, contra a força do mal no mundo. No entanto, Jesus não responde a esta pergunta mas esclarece: "Não pertence a vós saber os tempos e as datas que o Pai reservou à sua própria autoridade". De resto, nós - como os discípulos de então - muitas vezes percebemos bem pouco da vida e, facilmente, reduzimo-la à nossa experiência. Pelo contrário, Jesus parece sugerir que a vida é bem maior e complexa e, de qualquer modo, não nos cabe a nós, conhecer os tempos e os momentos! No entanto, o Senhor não deixa os discípulos na incerteza e promete-Lhes a verdadeira força, a do Espírito Santo: "Mas o Espírito Santo descerá sobre vós, e d'Ele recebereis a força".
"Ascender ao Céu", significa entrar numa relação definitiva com Deus. O "Céu" de que fala a Escritura é uma metáfora. Isto é: assim como o Céu nos envolve, também o Senhor ascendendo ao Céu, nos envolverá a todos. Não é um afastar-se, antes pelo contrário, é um aproximar-se a todos. Os discípulos intuem, por isso, ficam cheios de alegria: "eles adoraram-n'O e depois voltaram para Jerusalém, com grande alegria". Os apóstolos tinham compreendido que Jesus ficaria para sempre com eles: "Eis, que Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo" (Mt 28, 20). A Carta aos Hebreus, afirmando que Jesus sobe para o santuário do Céu, sugere a Sagrada Liturgia como o santuário onde o Senhor nos acolhe. Na Sagrada Liturgia do domingo, o Céu e a Terra encontram-se e somos todos admitidos na presença de Deus para revivermos o mistério de Jesus. Não devemos olhar para o céu dos nossos hábitos, mas para a história do homem: é aqui que o Senhor está presente. Os dois anjos disseram aos discípulos: "homens da Galileia, porque estais aí parados a olhar para o Céu? Esse Jesus que vos foi tirado e levado para o céu, virá do mesmo modo como O vistes partir para o Céu". É a exortação a manter os olhos do coração em Jesus ressuscitado e nas Suas feridas. O Ressuscitado não é um fantasma e as Suas feridas são as dos homens e das mulheres marcadas pela dor e pela violência. A Ascensão diz-nos que o futuro que Deus deseja já começou com o Seu Filho, o Unigénito. Estar com Jesus significa que, de algum modo, já entrámos no Céu. Jesus encontra-se aí em plenitude: vou preparar-vos um lugar, "para que onde Eu estiver, vós estejais também". O Céu já iniciou na Terra sempre que nos reunimos no nome de Jesus, sempre que nos amamos como Ele nos amou, sempre que ajudamos os pobres e os sentimos como irmãos. Certo, somos homens frágeis e ainda incrédulos, mas o Espírito que o Senhor derrama nos nossos corações torna-nos fortes e capazes de testemunhar o Seu amor até aos confins da Terra.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO