ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Festa da Anunciação do Senhor a Maria.
Memória do beato Omeljan Kovc, padre grego-católico ucraniano, morto no campo de concentração de Majdanek em 1944 por ter defendido os hebreus da perseguição.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Quarta-feira, 25 de Março

Festa da Anunciação do Senhor a Maria.
Memória do beato Omeljan Kovc, padre grego-católico ucraniano, morto no campo de concentração de Majdanek em 1944 por ter defendido os hebreus da perseguição.


Leitura da Palavra de Deus

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

São Lucas 1,26-38

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

 

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

A liturgia da Igreja quer-nos fazer recordar com uma particular festa o dia em que o anjo foi enviado a Nazaré para anunciar a Maria que se tornaria na Mãe de Jesus. O Evangelho não nos transporta ao Templo de Jerusalém, como aconteceu com a anunciação do nascimento de João Baptista, mas a um mísero tugúrio, a uma adolescente, sozinha, com um nome muito comum: Maria. O anjo entra e saúda-A. Maria, uma jovem como muitas, vive uma vida normal na aldeia. E, no entanto, sobre Ela se pousou o olhar de Deus; desde a Sua concepção foi escolhida para ser a Mãe do Salvador. Desde a concepção, Deus tinha-a preservado, cuidado, purificada de qualquer mancha, para que pudesse acolher o Filho. Por isso é que o anjo Lhe pode dizer: "Alegra-Te, cheia de graça". É verdade, Maria está cheia do amor de Deus. E nisso, é a primeira de todos nós, isto é, Aquela que retribuiu aquele amor com uma adesão total. Às palavras iniciais do anjo, perturba-Se. Mas é confortada imediatamente: "Não tenhas medo Maria porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás um filho e dar-lhe-ás o nome de Jesus". Na verdade, estas palavras perturbam-n'A ainda mais. Também porque ainda não tinha ido viver com José. Responde ao anjo: "Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?". A resposta: "O Espírito Santo virá sobre Ti e o poder do Altíssimo Te cobrirá com a sua sombra". Maria abandona-Se ao Senhor e responde: "Eis a escrava do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra". Ela, a primeira amada de um modo assim tão grande por Deus, é a primeira a responder à palavra do anjo com total aceitação. É a primeira dos crentes. Um exemplo de como se escuta a Palavra de Deus. A Sua obediência está na raiz da redenção. Naquele dia, naquele "sim", caía a desobediência dos antepassados e começava o tempo da acção redentora de Jesus. Juntamente com Maria aprendamos a acolher o Evangelho no nosso coração. Participaremos, assim, no Mistério da Salvação.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO