ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Oração pela unidade dos cristãos. Memória particular das Igrejas da Comunhão anglicana. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 21 de Janeiro

Oração pela unidade dos cristãos. Memória particular das Igrejas da Comunhão anglicana.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

I Samuel 16,1-13

O Senhor disse a Samuel: «Até quando chorarás Saul, tendo-o Eu rejeitado para que não reine em Israel? Enche o teu chifre de óleo e vai. Quero enviar-te a Jessé de Belém, pois escolhi um rei entre os seus filhos.» Samuel respondeu: «Como hei-de ir? Se Saul souber, irá tirar-me a vida.» O Senhor disse: «Levarás contigo um novilho e dirás que vais oferecer um sacrifício ao Senhor. Convidarás Jessé para o sacrifício e Eu te revelarei o que deverás fazer. Darás por mim a unção àquele que Eu te indicar.» Fez Samuel como o Senhor ordenara.
Ao chegar a Belém, os anciãos da cidade saíram-lhe ao encontro, inquietos, e disseram: «É de paz a tua vinda?»

Ele respondeu: «Sim. Venho oferecer um sacrifício ao Senhor; purificai-vos e acompanhai-me para o sacrifício.» Ele mesmo purificou Jessé e os filhos e convidou-os para o sacrifício.

Logo que entraram, Samuel viu Eliab e pensou consigo: «Certamente é este o ungido do Senhor.»

Mas o Senhor disse a Samuel: «Que te não impressione o seu belo aspecto, nem a sua alta estatura, pois Eu rejeitei-o. O que o homem vê não importa; o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração.»

Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: «Não é este o que o Senhor escolheu.»

Jessé trouxe-lhe, também, Chamá. E Samuel disse: «Ainda não é este o que o Senhor escolheu.» Jessé apresentou-lhe, assim, os seus sete filhos, mas Samuel disse: «O Senhor não escolheu nenhum deles.» E acrescentou: «Estão aqui todos os teus filhos?» Jessé respondeu: «Resta ainda o mais novo, que anda a apascentar as ovelhas.» Samuel ordenou a Jessé: «Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa antes de ele ter chegado.» Jessé mandou então buscá-lo. David era louro, de belos olhos e de aparência formosa. O Senhor disse: «Ei-lo, unge-o: é esse.» Samuel tomou o chifre de óleo e ungiu-o na presença dos seus irmãos. E, a partir daquele dia, o espírito do Senhor apoderou-se de David. E Samuel voltou para Ramá.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Samuel deve ir para um novo território porque ali o Senhor escolheu um novo rei: "Eu escolhi um rei entre os seus filhos". Samuel reconhece o risco da viagem e objecta: "Saul matar-me-á, se souber". Mas o Senhor sugere-lhe o modo de ir a Belém e evitar o perigo. Chegado à pequena cidade, os habitantes sentem medo. Conhecem muito bem Samuel e pensam que ele possa criar problemas à cidade. Depois de os ter tranquilizado, Samuel oferece o sacrifício e encontra-se também com Jessé que apresenta os seus filhos ao profeta. Jessé e os anciãos não sabem que estão a ser testemunhas de um evento decisivo para a vida de Israel. Eliab, o primeiro dos filhos de Jessé, é atraente e Samuel sente-se logo atraído por ele; mas o Senhor, que fala directamente ao profeta, alerta-o para não se deixar impressionar pelas aparências. Descartado Eliab, também os outros filhos não são adequados. Falta o oitavo filho, o mais novo. Para o pai, nem sequer valia a pena apresentá-lo ao profeta. Samuel manda-o chamar: ninguém jantará enquanto o oitavo filho não se apresentar. É uma cena singular: todos os anciãos estão de pé à espera daquele rapaz cujo nome nem seque foi proferido. Finalmente chega o jovem David. É ele que o Senhor escolheu para reinar sobre Israel. David "era ruivo, os seus olhos eram bonitos e de boa aparência" (v. 12). "É este", diz Deus a Samuel. E o profeta unge-o imediatamente com o óleo. Mas Israel já recebeu de Deus um novo rei: "Desse dia em diante, o espírito do Senhor permaneceu sobre David" (v. 13). O Senhor e Samuel ficam vinculados a este jovem que deverá reinar sobre Israel. A unção constituiu-o como enviado de Deus. É o que acontece com qualquer cristão quando recebe a unção no Baptismo: a sua grandeza não está na sua "estatura" ou na sua sabedoria, mas só na predilecção e no amor de Deus. É o Senhor que, através da força do Seu Espírito, faz coisas grandes nos Seus filhos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO