ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Festa do Batismo do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Festa do Batismo do Senhor

Festa do Baptismo do Senhor Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Festa do Batismo do Senhor
Domingo, 12 de Janeiro

Festa do Baptismo do Senhor


Primeira Leitura

Isaías 42,1-4.6-7

«Eis o meu servo, que Eu amparo,
o meu eleito, que Eu preferi.
Fiz repousar sobre ele o meu espírito,
para que leve às nações a verdadeira justiça.

Ele não gritará, não levantará a voz,
não clamará nas ruas.

Não quebrará a cana rachada,
não apagará a mecha que ainda fumega.
Anunciará com toda a fidelidade a verdadeira justiça.

Não desanimará, nem desfalecerá,
até estabelecer na terra o direito,
as leis que os povos das ilhas esperam dele.

Eu, o Senhor, chamei-te por causa da justiça,
segurei-te pela mão;
formei-te e designei-te como aliança de um povo
e luz das nações;

para abrires os olhos aos cegos,
para tirares do cárcere os prisioneiros,
e da prisão, os que vivem nas trevas.

Salmo responsorial

Salmo 28 (29)

Salmo de David.
  Filhos de Deus, prestai ao Senhor,
prestai ao Senhor glória e honra.

 Prestai ao Senhor a glória do seu nome,
adorai o Senhor no seu átrio sagrado.

A voz do Senhor ressoa sobre as águas,
o Deus glorioso faz ecoar o seu trovão,
o Senhor está sobre a vastidão das águas.

 A voz do Senhor é poderosa,
a voz do Senhor é cheia de majestade.

 A voz do Senhor quebra os cedros,
o Senhor derruba os cedros do Líbano!

Ele faz saltar o Líbano como um novilho,
e o Sirion, como um bezerro.

 A voz do Senhor lança chispas de fogo,

 a voz do Senhor abala o deserto,
o Senhor faz tremer o deserto de Cadés.

 A voz do Senhor retorce os carvalhos,
despoja as árvores dos bosques.
No seu santuário todos exclamam: «Glória!»

 Para além do dilúvio, está sentado o Senhor;
o Senhor está sentado como rei eterno.

 O Senhor dá força ao seu povo;
o Senhor abençoa o seu povo com a paz.

Segunda Leitura

Actos dos Apóstolos 10,34-38

Então, Pedro tomou a palavra e disse: «Reconheço, na verdade, que Deus não faz acepção de pessoas, mas que, em qualquer povo, quem o teme e põe em prática a justiça, lhe é agradável. Enviou a sua palavra aos filhos de Israel, anunciando-lhes a Boa-Nova da paz, por Jesus Cristo, Ele que é o Senhor de todos. Sabeis o que ocorreu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do baptismo que João pregou: como Deus ungiu com o Espírito Santo e com o poder a Jesus de Nazaré, o qual andou de lugar em lugar, fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo diabo, porque Deus estava com Ele.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Glória a Deus nas alturas!
E na terra paz aos homens!

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 3,13-17

Então, veio Jesus da Galileia ao Jordão ter com João, para ser baptizado por ele. João opunha-se, dizendo: «Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por ti, e Tu vens a mim?» Jesus, porém, respondeu-lhe: «Deixa por agora. Convém que cumpramos assim toda a justiça.» João, então, concordou. Uma vez baptizado, Jesus saiu da água e eis que se rasgaram os céus, e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele. E uma voz vinda do Céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

A Liturgia deste domingo, recordando o Baptizado de Jesus, deseja fazer-nos participar na Sua terceira epifania, a terceira manifestação após a primeira aos pastores na noite de Natal e a segunda aos Reis Magos na epifania.
Jesus, escreve o evangelista Mateus, deixou Nazaré e "da Galileia foi para o rio Jordão, a fim de Se encontrar com João e ser baptizado por ele". E confundiu-Se entre aquele povo que acorria para esperar juntos, a salvação, para levar a todos o direito e a justiça. Pôs-Se na fila e esperou a Sua vez para receber o baptismo. Já nesta atitude se pode ler a humildade de Jesus e a humildade que caracterizaria o enviado de Deus, como escreve Isaías: "Não gritará nem clamará, nem fará ouvir a sua voz nas praças, não quebrará a cana que já está rachada, não desanimará, nem se abaterá". Jesus apresenta-Se logo como um homem entre os homens, que não pede privilégios, que não abre caminho para Si às cotoveladas, que espera juntamente com os outros a salvação de todo o povo de Israel. Mas João, que tinha o coração afinado pela oração e os olhos treinados para as Escrituras, mal O viu aproximar-Se, apesar de estar confundido entre a multidão, no meio de todos, reconheceu-O como o enviado de Deus e não queria baptizá-l'O. "Sou eu que devo ser baptizado por Ti, e Tu vens a mim?" Mas teve de ceder perante a insistência de Jesus.
Esta memória faz-nos compreender melhor aquilo que aprendemos também quando éramos crianças, isto é, que o baptismo é o primeiro dos sacramentos aquele, precisamente, que não nos deixa estar sozinhos e imerge-nos no baptismo de Jesus para podermos ser parte do Seu povo. Com efeito, ninguém se pode auto-baptizar, ninguém pode atribuir-se sozinho o Espírito e a graça do Senhor. O próprio Jesus, na Sua humildade de Filho, deixou que o Espírito descesse sobre Ele e, naquele momento, - anota o evangelista - "o Céu abriu-se, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como pomba e poisar sobre Ele". O baptismo de Jesus recorda-nos o Céu que se abriu sobre nós e o Espírito do amor de Deus que nos envolveu.
Não interessa se recebemos o baptismo enquanto crianças ou adultos; de qualquer modo é sempre uma dádiva, é sempre uma graça que recebemos gratuitamente do alto. É o Senhor quem nos escolhe, ainda antes que O escolhamos nós. E escolhe-nos não pelos nossos méritos, não pelas nossas obras, não pelas pequenas ou grandes realizações que possamos apresentar e das quais gabarmo-nos. Deus escolheu-nos gratuitamente por um Seu acto de amor. E ama-nos sempre, mesmo quando não nos apercebemos. E é um amor gratuito e eterno. Podemo-nos afastar d'Ele, esquecermo-nos d'Ele, até mesmo ofendê-l'O. Mas o Senhor nunca se esquecerá de nós. Eis a razão pela qual não se pode repetir o Baptismo; é uma palavra de amor eterno de Deus para connosco.
O Baptismo torna-nos parte do povo que o Senhor escolheu para proclamar a todos os povos da Terra o Evangelho do amor. Nesta festa do Baptismo de Jesus, o Senhor liberta-nos do amor-próprio e emerge-nos no seu projecto de amor. Fomos baptizados no baptismo de Jesus, isto é, o nosso baptismo é mais o Seu do que o nosso. O Pai do Céu, olhando para o Filho e para todos nós, diz ainda: "Este é o meu Filho amado: n'Ele encontro o meu agrado".
TEMPO COMUM

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO