ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Memória da dedicação da Basílica de Santa Maria in Trastevere. Nesta Igreja, a Comunidade de Santo Egídio reza, todas as tardes. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 15 de Novembro

Memória da dedicação da Basílica de Santa Maria in Trastevere. Nesta Igreja, a Comunidade de Santo Egídio reza, todas as tardes.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 19,1-10

Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali. Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.» Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria. Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador. Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.» Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Hoje, unimo-nos na oração e na alegria pela festa da dedicação da Basílica de Santa Maria in Trastevere. O Papa Inocêncio III, no dia 15 de Novembro de 1215, acompanhado pelos bispos que tinham participado no Concílio Lateranense IV aberto poucos dias antes, foi consagrar esta Basílica, uma das mais conhecidas de Roma. Muito provavelmente também estava presente São Francisco, que se tinha deslocado a Roma também para o Concílio e que tinha decidido ficar hospedado em Trastevere, no leprosário do porto. A Basílica já existia no início do primeiro milénio. A comunidade cristã começou a reunir-se precisamente em Trastevere, em "casa de Calisto", depois transformada na Basílica pelo Papa Júlio e, sucessivamente, no actual edifício. Nos anos antigos de Calisto, a comunidade cristã sentiu a urgência da missão numa cidade ainda pagã e, desde então, podemos afirmar, esta Basílica continuou a ser o sinal da presença de Deus nesta área da cidade. Nos últimos decénios, a presença da Comunidade de Santo Egídio tem como que renovado o milagre do antigo título desta Basílica: "fons olei". A Basílica tornou-se numa espécie de santuário popular, numa fonte de misericórdia, onde muitos afluíam para se dessedentar, para encontrar o Senhor e sentir o calor do amor e da consolação. Todas as tardes acolhe a oração da Comunidade e, aqui, os pobres são acolhidos e amados. Foi na Basílica que começou o almoço dos pobres no Natal, aquele "presépio" contemporâneo que agora, se repete em muitas cidades do mundo. Podemos dizer que é a Basílica de todos mas, em particular, dos pobres. Recordamos este ano a festa da dedicação para a relacionar com os cinquenta anos de vida da Comunidade de Santo Egídio. A Basílica tornou-se a numa espécie de sala de visitas. Ao longo deste ano, a Basílica assistiu à alegria de muitos que agradeceram o Senhor pela dádiva da Comunidade. É a alegria de Zaqueu, dos numerosíssimos Zaqueus que acolhem o Senhor e transformam a própria vida. Podemos dizer que, contrariamente ao que narra o trecho evangélico, agora é o Senhor quem nos acolhe em Sua casa. Na Basílica - e juntamente com ela, todos os lugares de oração da Comunidade - o Senhor acolhe-nos, fala connosco, alimenta-nos, aquece os nossos corações, ensina-nos a abrirmos as portas a todos e, em particular, aos pobres. Zaqueu ensina-nos a descer depressa e a entrarmos porque o Senhor quer estar connosco. E nós, da Basílica e de qualquer lugar da Comunidade, podemos repetir: "Hoje, para esta casa, desceu a salvação".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO