HOMELESS

Este é o Evangelho vivido e nada mais". Em Turim, a visita do Card. Krajewski no sinal da atenção aos mais pobres

Inauguração de duas "lavandarias do Papa Francisco" e celebração da memória de Modesta

Na quinta-feira, 2 de novembro, a Comunidade de Sant'Egidio em Turim recebeu a visita do Card. Konrad Krajewski, que levou a proximidade do Papa Francisco às pessoas pobres e sem-abrigo no início da estação fria. Uma estação sempre difícil para quem não tem nada e que, em Turim, já tirou a vida a um homem - ainda sem nome - nos jardins em frente à estação de Porta Nuova.

Na igreja dos Santos Mártires, sede da comunidade de Turim, foi celebrada uma liturgia muito participada em memória de Modesta Valenti e de todos os amigos da rua que a comunidade conheceu e amou e que perderam a vida devido à dureza da estrada. Foi um acontecimento muito esperado e comovente, no qual participaram cerca de 120 pobres acompanhados por jovens e idosos amigos de Sant'Egidio.

"Esta é a minha segunda família, porque a minha já não está cá", confessou com alegria ao cardeal o jovem Dário, que conheceu a Comunidade na rua e que agora vive na Casa de Modesta, uma habitação de Sant'Egidio perto da igreja dos Santos Mártires. Um almoço festivo e de grande amizade, preparado e servido pelos estudantes e professores do Instituto Hoteleiro Colombatto - amigos fiéis da liturgia da Modesta - concluiu a manhã.

O dia continuou à tarde com a inauguração de duas "Lavandarias do Papa Francisco", que foram instaladas em dois locais onde Sant'Egidio já desenvolve actividades de solidariedade para com os mais necessitados. Na paróquia de São Jorge Mártir, a lavandaria será dedicada a famílias e pessoas sozinhas que, apesar de terem uma casa, não têm eletricidade nem gás. A outra, na Casa da Amizade, na via Giolitti 40, enriquecerá as ofertas de ajuda aos sem-abrigo.

"Este é o Evangelho vivido e nada mais", disse o cardeal no final da visita a estes lugares onde, como disse Daniela Sironi, responsável da Comunidade de Turim, "como uma carícia, um manto de afeto do Papa Francisco para cobrir os corpos dos pobres na estação fria da solidão".