change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
25 Dezembro 2017

Feliz Natal da Comunidade de Sant'Egidio!

A alegria do Natal é a alegria de uma visita, a que nós recebemos, porque Jesus vem ao mundo, e a que cada um de nós pode dar, porque a visita é uma alegria e uma luz que permanecem.

 
versão para impressão

No tempo de Natal, muitas luzes brilham, vemo-lo nas nossas cidades. Eu gostaria que se pudesse acender mais uma luz este ano, a luz da visita.
Sim, porque o Natal fala-nos da visita, do anjo a Maria que lhe anuncia o nascimento de Jesus, dos pastores à gruta de Belém, dos Magos ao Menino Jesus. E então nós poderíamos neste Natal visitar, visitar os idosos, quem não tem ninguém, quem está doente, quem vive pela rua, quem está na prisão, quem está nos lugares de abandono.
A alegria do Natal é a alegria de uma visita, a que nós recebemos, porque Jesus vem ao mundo, e a que cada um de nós pode dar, porque a visita é uma alegria e uma luz que permanecem.
O Natal então nos fala de um menino com sua mãe e seu pai que não encontraram um lugar, e queremos, portanto, pensar em todos aqueles que não têm um lugar nas nossas cidades, especialmente aqueles que perderam a casa, aqueles que vivem nas ruas, aqueles que foram expulsos da sua casa, aos idosos nos internatos, nos hospícios, em muitos lugares de solidão, aos refugiados forçados a deixar as suas casas.
Neste Natal, pensamos particularmente nos Rohingya, milhares e milhares de crianças, mulheres, homens, que deixaram o seu país e hoje são refugiados em Bangladesh.
Neste Natal, muitos lugares da Comunidade, a partir da Basílica de Santa Maria em Trastevere, em todas as cidades da Itália e do mundo, serão visitados por muitas pessoas que são nossos amigos durante todo o ano, são pessoas mais frágeis, mais vulneráveis, sozinhas, que não têm ninguém e que não sabem como celebrar o Natal. É por isso que os almoços de Natal são o lugar da amizade de todos os dias, aumentada e mais alegre, mais brilhante da de todos os dias porque é Natal.
Gostaríamos que neste Natal houvesse a alegria da casa que não existe para muitas pessoas que a perderam pelas razões mais diferentes. Cada um de nós pode ser parte daquela casa que falta, para a vida de muitas pessoas e para que todos possamos nos sentir em casa no Natal e, acima de tudo, recebamos a visita de Jesus que vem ao mundo para trazer paz, trazer alegria, trazer fraternidade .
De Sant'Egidio a todos, um desejo de fraternidade, alegria e amizade.

 
Marco Impagliazzo
Presidente da Comunidade de Sant'Egidio