Um Natal de paz para todos: os melhores desejos da Comunidade de Sant'Egidio

O Natal é a festa de uma criança, é a festa de Jesus. E nós neste Natal pensamos nas muitas crianças que ainda não encontraram um lugar na nossa sociedade, como Jesus não encontrou um lugar naquela noite para nascer. Pensamos especialmente nas crianças filhas dos migrantes: quantas imagens de dor temos visto nos últimos anos no Mar Mediterrâneo!

O Natal deste ano é também a festa de todas as crianças salvas através dos corredores humanitários, que chegaram em segurança no nosso país, na Europa, salvos da guerra.

O Natal é também uma festa de família, não a minha, não a tua, ou pelo menos não apenas a minha e não apenas a tua, mas a da família humana. Porque o mundo, como o vemos de Sant'Egidio, é uma fraternidade universal, onde deve haver espaço para todos, especialmente para aqueles que são mais fracos e mais vulneráveis. É mesmo para eles que prepáramos este ano também muitas e muitas mesas para um almoço de Natal bonito, onde ninguém é excluído, especialmente aqueles que o são ao longo do ano todo.

O Natal é também um festa de paz, e é o grande desejo de paz que de Sant'Egidio queremos enviar a todo o mundo: paz para as nossas cidades, para que haja espaço para todos, paz para aqueles que sofrem pela guerra. E que cada um de nós neste Natal possa fazer a sua parte, dar uma mão para que seja um Natal para as crianças, para os excluídos, um Natal de família, um Natal de paz.
De Sant'Egidio, os melhores votos de um Feliz Natal!

Marco Impagliazzo
Presidente da Comunità di Sant'Egidio